quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Natal vem aí! DE ANTONIO NUNES

Natal vem aí!
Antonio Nunes de Souza*

Como é sabido por todos, as vendas de fim de ano são as grandes marcas estatísticas e financeiras das indústrias, comercio e prestações de serviços em geral! Pode-se ver que, com as negociações natalinas e de ano novo, muitos desses seguimentos se aprumam, ampliam suas já grandes dimensões, aparecem milhares de empreendedores novos, e o comércio informal chega a fervilhar nas ruas, calçadas e avenidas!


As cidades são transformadas, as cores vermelhas e brancas predominam em todos os outdoors, cartazes, faixas, e, principalmente, nas vitrines por menores que sejam, sempre apresentam um toque lembrando o “Velho Noel”! Os funcionários, oportunamente, usam aqueles gorros vermelhos com um pompom na ponta e, com sorrisos, convidam os clientes para entrarem e escolherem seus pretensos presentes para amigos, colegas, parentes e familiares!

Nos shoppings center, os encantos são bem maiores, pois, devido os grandes espaços e as decorações serem arcadas por dezenas de lojas e empresas, justifica gastos mais acentuados e premiações de carros e até viagens internacionais. Essas promoções são estimulantes eficazes para que as compras sejam efetuadas, até sem a preocupação de como pagar os cartões em breve. Esse detalhe tem amargurado muita gente que não é previdente, e tem o consumismo enraizado em seus corpos. É aí que mora o perigo!

Não querendo ser um nostálgico, mas, ao mesmo tempo, citando exemplos do passados, lembro-me, perfeitamente, que a grande maioria de nossas lembranças natalinas eram voltadas para os lindos e maravilhosos cartões de boas festas, muitos produzidos em instituições de pessoas com problemas físicos, que, sem nenhum favor, posso dizer que eram e são maravilhosas e dignas de serem recebidas e guardadas com o máximo carinho. Havia mais comedimentos nas compras, as economias eram mais criteriosas e, tranquilamente, todos eram lembrados, presenteados sem a necessidade de ficar o resto do ano pendurado no cheque especial ou nos lindos e atraentes cartões com seus parcelamentos enganadores!

Já que o Natal está chegando, vamos deixar um pouco de burguesia de lado, pensando somente nas comilanças de porcos e perus, vinhos, champanhes e whysques envelhecidos, colocar em nossas mentes que estaremos comemorando o aniversário de Jesus, que foi um homem humilde e simples, deixando exemplos de tudo isso nos trinta e três anos que conviveu na terra!
Nada custa se fazer um pouco de economia, com os exemplos da nostalgia!


*Escritor – Membro da Academia Grapíuna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...