terça-feira, 24 de novembro de 2015

Morre Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia, aos 90 anos.

Lomanto Júnior teve uma trajetória brilhante na política da Bahia
Lomanto Júnior teve uma trajetória brilhante na política da Bahia
Do jornaldamidia.com.br - Morreu na noite desta segunda-feira (23/11), aos 90 anos, o ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto Júnior. Político de destaque no estado, Lomanto Júnior passou por diversos cargos eletivos. Lomanto Júnior deixa 5 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Herdaram a sua vocação para a política, o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié, no sudoeste do estado, lugar onde nasceu. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade, alcançando projeção ao levantar a bandeira do municipalismo, fato que o levou a conquistar o governo do estado no ano de 1962, sendo eleito o governador mais jovem da história da Bahia, aos 37 anos.

Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90. Lomanto Júnior costumava dizer: “Sou político para servir, não para ser servido”. Primou pela ética na política, característica tão difícil de encontrar nos dias atuais.

Líder municipalista, foi presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir de 1959.

Expressaounica

PARA NÓS O MELHOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS PARA O INTERIOR DA BAHIA.


Algumas de suas obras: Ponte do Pontal (Ilhéus): Fórum Rui Barbosa, Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva e energia do Funil para Itabuna e sul da Bahia. Daqui os pêsames  desse blog a toda família enlutada.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...