sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina

Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina

Brigadistas chegam na Chapada para combate a incêndio (Divulgação)
Brigadistas chegam na Chapada para combate a incêndio (Divulgação)
Focos de incêndio de grandes proporções foram debelados na noite de quarta-feira (18) nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, há evidências no local de que o sinistro foi criminoso. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas que dão suporte ao controle do fogo, conseguimos debelar a queimada. Hoje [nesta quinta-feira, 19], será feito o rescaldo na região para garantir que não apareçam novos focos”.

Spengler disse que ainda não se sabe a motivação do crime. “Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima”. Ele solicitou às pessoas que refletissem “sobre o mal que estão fazendo à humanidade por conta dessa ação criminosa”.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, o fogo proposital deixa rastros, que se proliferam rapidamente. “O autor do sinistro tem a certeza que o fogo vai proliferar. Mas as equipes dos bombeiros, com apoio dos brigadistas e da comunidade local não têm poupado esforços para combater os focos, dando um suporte fundamental ao combate ao incêndio”.

Até o momento, foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição. Novos focos foram registrados em Pindobaçu e Jacobina, uma equipe com 15 bombeiros foi deslocada para Pindobaçu, onde já estão atuando as brigadas de Jaborandi e do próprio município. Outra equipe vai monitorar a região de Jacobina para traçar as ações necessárias e iniciar o combate aos incêndios. 

Presente no combate aos incêndios, o soldado Muniz, morador da região e lotado na unidade do Corpo de Bombeiros de Lençóis, explica que a região é de difícil acesso, mas o trabalho tem sido feito de maneira eficaz. “A corporação está unida no combate aos focos de incêndio, com apoio decisivo dos brigadista e da população. Além de combatermos o incêndio, cuidamos sempre do colega ao lado, para garantir a segurança de todos. Muitas vezes nos vimos cercado por fogo, mas como conhecemos profundamente a região conseguimos criar rotas de fuga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...