quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ilhéus realiza mutirão da campanha Novembro Azul nesta sexta-feira


Ação ocorrerá na Avenida Soares Lopes, próximo a Catedral de São Sebastião, com atendimentos médicos, marcação de exames e palestras

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira, dia 27, o Dia D de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e diabetes, que integra a campanha Novembro Azul. O mutirão será realizado no estacionamento da Avenida Soares Lopes, na altura da Catedral de São Sebastião, e oferecerá serviços como consultas e marcação de exames.


De acordo com o titular da Sesau, Antonio Ocké, os atendimentos serão realizados entre às 8h e 17h e o público masculino com mais de 45 anos é alvo da ação. Serão oferecidas consultas clínicas e com médico urologista, encaminhamento de exames solicitados durante o mutirão, testagem rápida para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.

As ações do Novembro Azul em Ilhéus começaram no início deste mês e foram realizadas nas unidades de saúde dos bairros, com atendimentos médicos, orientações e marcação de exames. Segundo a Superintendente da Sesau, Gleiciane Bischiner, durante o mutirão desta sexta serão ofertadas também palestras sobre prevenção e detecção do diabetes, orientações nutricionais e físicas. Ela ressalta que os exames solicitados durante a ação já serão marcados no próprio estande.

O secretário Antonio Ocké lembra que “o diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante, pois, quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas”. Também na campanha, o terminal urbano de transporte e a Central de Abastecimento do Malhado receberam mutirões, que totalizaram cerca de um mil atendimentos. 

Próstata - Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens e o sexto mais comum no mundo. Apenas esse ano, o Inca estima que 60.180 novos casos sejam diagnosticados no Brasil.

A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Quem possui histórico familiar da doença deve redobrar os cuidados.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...