segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Copa Kids Social de Jiu-Jitsu reuniu 148 atletas

Artes Marciais como um instrumento para formar cidadãos. Com esse objetivo a Academia Franklin Team, em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu no último sábado (28), A Copa Kids Social de Jiu Jitsu. O evento, realizado no Ginásio de esportes do Julia Thomson reuniu 148 atletas com idade entre três a 14 anos, oriundos dos projetos sociais esportivos  de Canavieiras.

Informa o professor de Artes Marciais, Franklin Menezes, participaram da Copa Kids Social de Jiu Jitsu crianças e adolescentes da Ilha do Gado e da Atalaia, os alunos das escolas Lions Clube e Rita Braga - que participam das oficinas de artes marciais do programa do Governo Federal Mais Educação – e do Reconstruindo Campeões. Foi oferecido um lanche para todos os participantes, que sem exceção, receberam medalhas ao final do evento.


O professor de artes marciais Franklin Menezes coordena os projetos mantidos pela Secretaria da Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). São cerca de 200 jovens e adolescentes, de quatro a 14 anos, que participam de diversas atividades lúdicas e esportivas, a exemplo da Jiu-Jitsu, capoeira e futebol. Segundo o professor, a prática de esportes tem sido muito importante para a evolução das crianças, em Canavieiras.
O professor conta que antes da administração do prefeito Almir Melo, não havia nenhum projeto esportivo em Canavieiras. “Ajudar esses atletas me uma satisfação muito grande, sinto-me uma pessoa melhor por levar a essas crianças momentos de lazer e sei que estou formando cidadãos. Eles melhoraram muito na escola e como pessoa. Posso dizer que podem vir a se tornar crianças e adolescentes modelos na cidade”, contou o professor, orgulhoso.
Além dos projetos da Secretaria da Assistência Social, Franklin Menezes também participa de outros programas. Um deles é foi implantado na “Ilha do Gado”, com o apoio da Prefeitura a uma das comunidades carentes da cidade. A atividade, segundo ele, é de importância fundamental na formação de caráter e os resultados têm sido gratificantes para os promotores e alunos. Outro local que recebe o projeto é a Ilha da Atalaia.
Já os alunos das escolas Rita Braga e Lions Clube participam das oficinas de Jiu Jitsu através do Mais Educação. O Programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal, para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação Integral. As aulas acontecem no contraturno escolar.
O professor Franklin Menezes é responsável ainda pela realização do Projeto Construindo Campeões, que tem formado crianças, jovens e adultos nas mais diversas áreas das artes marciais. O trabalho desenvolvido pelo professor é dirigido – também – para as pessoas de baixa renda que residem nos bairros mais carentes da periferia de Canavieiras, com o apoio da Prefeitura. “São vários talentos a serem descobertos e eu pretendo incentivar o máximo que eu puder. O principal segredo é aquele pilar do Jiu-Jitsu: ter perseverança”, concluiu o atleta.

Futebol - A Copa União, disputada no Estádio Pedro Menezes, foi realizada com uma partida entre os Palmeiras e Unec, com o placar WO para o Palmeiras. A Copa segue no próximo domingo, com disputas entre os times Betânia x Baba de Caju e Laranja Mecânica x Urbis. Os jogos encerrarão a primeira fase da Copa União de Futebol.
Ainda no domingo, o povoado de Ouricana (Portão de Ferro) recebeu seu 1º Torneio de Sinuca. O local também recebeu a turma do H2O, em mais um passeio ciclístico pelo interior. O próximo destino da turma dos ciclistas é o Poxim, para onde os atletas das bikes irão participar da festa do Distrito.  Os ciclistas do Amigos do Pedal, por sua vez, visitaram a Ilha do Sossego, no Poxim.

Por - Walmir Rosário - 30-11-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...