quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aprovados projetos em defesa da revitalização do transporte ferroviário em Salvador

Hilton Coelho
Aprovados projetos em defesa da revitalização do transporte ferroviário de autoria do vereador Hilton Coelho (PSOL)

O transporte ferroviário é o meio de transporte terrestre de menor custo, que menos agride o meio ambiente e possui maior capacidade de carregar cargas e passageiros e na opinião do vereador Hilton Coelho (PSOL) necessita de investimento adequado dos poderes públicos. Ele apresentou três projetos de indicações que foram aprovados pela Câmara Municipal de Salvador.

O primeiro indica ao governador Rui Costa (PT) preserve a bitola métrica atualmente em uso pelo Sistema de Trens do Subúrbio, adotando a bitola mista, de forma a permitir a utilização concomitante dos atuais trens de passageiros e do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), viabilizando o Trem Regional até estação da Calçada e que os trens de carga possam chegar ao porto marítimo de Salvador.


“Os trens do Subúrbio são importantes meios de transporte para a cidade de Salvador, sendo utilizados por 18 mil passageiros diariamente. Entre os anos de 1980 e 1982 o sistema de trens do Subúrbio foi submetido à reforma, complementada por novas obras estruturais realizadas entre os anos de 2005/2013, quando se construíram novas estações, foram assentados trilhos novos e dormentes de concreto. Considerando que a proposta do governo estadual para o Sistema de Trens prevê a substituição pelo VLT, com a alteração da bitola (distância horizontal entre os trilhos) métrica, atualmente utilizadas nos trens, por outro tipo de bitola específica para os futuros VLT, o que significaria a perda de todo o investimento milionário recente realizado no sistema e inviabilizaria a expansão para a região metropolitana de Salvador, onde já tem os trilhos na bitola citada”, detalha o legislador.

Hilton Coelho considera que a extinção da bitola métrica para implantação de outra mais larga, exclusiva para o VLT, vai de encontro à proposta de instalação do Trem Regional de Passageiros, aprovada pelo Ministério dos Transportes, que ligará Salvador à Alagoinhas e Conceição da Feira, utilizando a via existente (bitola métrica) até Salvador. “A preservação da bitola métrica atual implica em simples substituição dos dormentes para recebimento de um terceiro trilho, com a adoção de bitola mista, o que implicaria em redução drástica do custo da obra para implantação do VLT, bem como diminuiria a duração da obra, amenizando os transtornos durante anos para a população usuária do Sistema”, finaliza.

Outra indicação aprovada diz respeito ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) solicitando ao governo estadual que preserve o funcionamento do Sistema de Trens do Subúrbio enquanto realiza as obras para instalação do VLT.

“O governo estadual pretende realizar a substituição do Sistema de Trens pelo VLT, com realização de obras ao custo de R$ 1,1 bilhões de reais, previstas para se iniciar ainda este ano e finalizar apenas em 2017, com interrupção do Sistema de Trens do Subúrbio. As reformas realizadas no sistema no período de 2010 a 2013 causaram imensos transtorno aos usuários, com o translado dos passageiros do Sistema entre as estações de Lobato e Plataforma feitos precariamente por vans, o que resultou na diminuição para 3 mil usuários dos trens durante a reforma da ponte ferroviária”, disse.

Ele lembra que a população do Subúrbio Ferroviário encontra grande dificuldade de mobilidade urbana, tendo em vista o terrível engarrafamento na região da Calçada e Avenida Suburbana, enfrentado todos os dias por aqueles que precisam deslocar-se ao centro, engarrafamento este que tende a aumentar, caso seja paralisado o Sistema de Trem. “O atendimento de nossa indicação passa pela vontade política de atender os interesses da população mantendo-se aspectos do atual Sistema de Trens, como a bitola métrica, o que permitiria que a reforma do sistema fosse realizada de forma sustentável e paulatina, sem que fosse preciso a paralisação do sistema”.

Em relação à melhoria dos trens, terceira indicação aprovada, solicita que se conclua a requalificação dos trens reformados de Salvador, finalizando a montagem e o conserto dos trens já existentes, regularizando o procedimento de manutenção preventiva. “De acordo com Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), empresa que administra o Sistema de Trens, são mais de 18 mil pessoas utilizam os trens nos dias úteis, em sua maior parte, moradores da região, como também visitantes a passeio. Atualmente apenas dois dos trens fazem o transporte regular de passageiros. Os dois trens restantes não sofreram qualquer tipo de reforma, o que os leva a um estado de precariedade, estando os mesmos enferrujados, lentos e quebrando constantemente. Nada mais correto que se faça a completa recuperação de todos os trens”.

Segundo estudos feitos por Hilton Coelho, investimentos da ordem de R$ 150 milhões realizados durante o período de (2005/2012) foram aplicados em materiais e equipamentos já existentes no sistema ferroviário de Salvador. “A necessidade de manutenção e ajustes técnicos nos trens que foram reformados são visíveis. A previsão era do início em 2015 e o término em 2017, mas, sob o argumento da crise política e econômica, ficou sem previsão. Queremos que no mínimo o calendário seja mantido”, finaliza Hilton Coelho.

*Ascom – 26 de novembro de 2015.

Por - Carlos Alberto Carlão de Oliveira

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