sábado, 10 de outubro de 2015

Governo se prepara para deflagração do impeachment, diz O Globo.


O ministro da Casa Civil Jacques Wagner (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com os nervos a flor da pele e sem saber como reagir, petistas e líderes do governo já esperam que a oposição, articulada com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deflagre semana que vem o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, na Câmara. Na noite desta quarta-feira, horas depois da sentença dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) recomendando a rejeição das contas de 2014, um senador petista fez um desabafo que mostra o desalento dos aliados diante do que descrevem como “encruzilhada para a presidente”: a pior derrota foi na parte da manhã, com o boicote de deputados da base a sessão do Congresso nacional para votação das chamadas pautas-bomba, comprovando duas vezes seguidas o fracasso da reforma ministerial em troca de votos para barrar um eventual pedido de impeachment.

— A reforma não adiantou nada, Dilma perdeu aliados e fortaleceu Eduardo Cunha. Depois de um mês apanhando, mesmo com a revelação das contas na Suíça ele saiu fortalecido. Viu a facilidade com que ele esvaziou Picciani e comanda o boicote do quórum? Agora na próxima semana, aproveitando o calor da decisão do TCU, eles botam o impeachment para andar. Só não fazem isso se forem idiotas. O que podemos fazer? Ir amanhã para o plenário denunciar o golpe — disse o senador petista.

Além da guerrilha em plenário para tentar esvaziar a decisão do TCU, líderes do governo explicam que o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo; e o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, vão buscar uma reaproximação com Cunha, a quem cabe tocar os pedidos de impeachment na Casa. Logo depois de tomar posse, Wagner se reuniu com Eduardo Cunha, restabelecendo a ponte bombardeada por seu antecessor, o hoje ministro da Educação Aloizio Mercadante. (Maria Lima / O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...