terça-feira, 8 de setembro de 2015

Secretário Estadual de Meio Ambiente participa de entrega das ações do Projeto Cerrado em São Desidério

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira, 04, no Plenário da Câmara de Vereadores de São Desidério uma cerimônia de entregas das ações do Projeto Cerrado da Bahia e de outras atividades que compõem a Política Ambiental.  O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, do prefeito Demir Barbosa, do secretário municipal Demósthenes Júnior, vereadores, autoridades políticas, agricultores, instituições governamentais, Corpo de Bombeiro, brigadistas e comunidade local.


Durante a cerimônia, foi assinado o contrato de 6.750 cadastros do CEFIR para agricultores familiares aos municípios de Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério e Luiz Eduardo Magalhães, também foram entregues 03 veículos pick-up 4×4 emplacados e plotados (02 do INEMA e 01 da UFOB), 98 certificados do curso de prevenção e combate a incêndios florestais – formação de brigadistas voluntários pelo INEMA e Corpo de Bombeiro, 45 certificados do curso de investigação de causas e origens de incêndios florestais – formação de peritos pelo PREVFOGO e IBAMA, 120 Kits de EPI e 120 kits de EPC para equipar as brigadas voluntárias dos municípios do projeto.

O prefeito Demir Barbosa agradeceu ao secretário de Meio Ambiente pelo empenho voltado aos municípios do Oeste da Bahia. “Um projeto muito importante para nossa região que visa capacitar proprietários e técnicos locais em restauração florestal para fortalecer a capacidade de prevenção e combate a incêndios florestais. Com essa iniciativa tenho certeza que irá reduzir o desmatamento e também das emissões de gases de efeito estufa”, disse.
O secretário do Meio Ambiente do Estado complementou. “O cerrado baiano, é um dos maiores patrimônio de nosso Estado, sofre uma grande ameaça com os incêndios. Eles podem ser causados pelo o homem ou naturalmente e aumenta bastante entre agosto e dezembro. E, nessa manhã, quero aqui estabelecer um compromisso com os municípios e agricultores para cuidar do nosso Cerrado, todos devem ficar atentos e evitar ações destrutivas”, explanou.
O programa é uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente- Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente, Recursos Hídricos- Inema e municípios do oeste baiano. Os recursos são providos do Banco Mundial e Ministério do Meio Ambiente. “O Projeto Cerrado, irá ajudar a todos os municípios do oeste baiano a reduzir o desmatamento e também as queimadas, o município de São Desidério já tem uma equipe de brigadistas que com certeza estarão em ação para evitar qualquer tipo de incêndios ou algo que venha causar no meio ambiente”, assegurou o secretário municipal, Demósthenes Junior.
Por: Diego Souza-Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...