terça-feira, 8 de setembro de 2015

Prefeito de Ilhéus reduz o próprio salário em 40 por cento

Medida voluntária foi classificada por Jabes Ribeiro como um exemplo e um sacrifício pessoal com o objetivo de contribuir para a redução do índice de gastos com pessoal
 Ao anunciar, nesta terça-feira, 08, medidas que visam reduzir o índice de gastos com pessoal no município, para atingir o limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decidiu reduzir, voluntariamente, o próprio salário em 40 por cento. Para ele, é preciso dar o próprio exemplo no contexto de medidas indesejáveis para os servidores municipais, cuja exigência de realização de concurso público, sob pressão dos sindicatos da categoria e do Ministério Público do Trabalho (MPT), causará a demissão de centenas de funcionários com 25, 30 anos de serviço. Veja também matéria do desfile de 7 de Setembro

A decisão do prefeito foi determinada para os secretários municipais e demais cargos de confiança, com redução de salário na ordem de 20 por cento, conforme a legislação. Já o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) decidiu equipará o seu salário ao do secretário municipal, seguindo o gesto do prefeito ilheense.
Para Jabes Ribeiro, se é necessário reduzir salários de cargos comissionados, rescindir contratos temporários e demitir servidores não estáveis, “nada mais justo do que nós mesmo darmos o exemplo e nossa contribuição para alcançarmos esse objetivo”. Ribeiro enfatizou que a medida é voluntária, já que seus vencimentos são determinados por lei aprovada na Câmara de Vereadores.
A redução de salários vai atingir também todos os ocupantes de cargos em comissão do município, o que deve resultar na economia de apenas R$ 143.195,89, o que representa pouco mais de 1% do total da folha de pagamento mensal da Prefeitura.

Clique para obter OpçõesPresença de estudantes do campo emociona Desfile da Independência em Ilhéus
Desfilando com tema da sustentabilidade, jovens e crianças apresentaram na avenida roupas e acessórios produzidos com material reciclável
A participação dos estudantes de escolas da rede municipal de ensino no Desfile Cívico de 7 de Setembro, este ano, foi um espetáculo à parte. Além de considerar a distância da sede e as dificuldades em termos de mobilidade urbana, os alunos da zona rural foram os que melhor desenvolveram a temática central do evento, “Brasil, Natureza Viva e Sustentável: Dever de Todos Nós”. O evento acabou atraindo também familiares e amigos dos estudantes das comunidades interioranas, que vieram prestigiar a celebração cívica com a presença de várias escolas e salas isoladas que funcionam no interior de Ilhéus.
 O desfile na Avenida Soares Lopes contou com representações das escolas nucleadas de Castelo Novo (e mais Fazenda Corumba e Lagoa Encantada), Aritaguá II (salas isoladas) e Aritaguá I (escola Polo Nossa Senhoras das Neves, sala Alto da Boa Vista e Anexo, salas Itariri, Bom Gosto, Valão, Assentamento Nova Vitória, Lava Pés, Reis Cerqueira e Inocêncio Soares Nasacimentyo).
 Ainda participaram as Escolas Nucleadas de Sambaituba, que atendem às localidades de Aritagua, Urucutuca, Campinhos, Vila Olímpio e Ribeira das Pedras) e também a Escola Nucleada de Banco Central. As comunidades do Salobrinho e de Banco da Vitória, hoje consideradas bairro, também integraram o desfile.
 Professores e estudantes das escolas do campo foram bastante aplaudidos ao longo do desfile por ilustrarem a demonstração de civismo com criatividade, com roupas e adereços confeccionados com material reciclado, a exemplo de papel de jornal, de revista e copos descartáveis. 
 A dona de casa Rosely Cardoso, que há mais de 20 anos acompanha a parada cívico-militar ilheense, disse que todo brasileiro que tem amor pelo seu país deve prestigiar o 7 de Setembro. “Principalmente em momentos difíceis, como esse que o país atravessa, precisamos estar nas ruas”, asseverou. Também exaltando a força da cidadania, o mecânico Valdecy Silveira elogiou a organização do desfile de Ilhéus e lembrou que só com união e muito trabalho, o Brasil conseguirá superar seus problemas. “Temos um  país maravilhoso e que, apesar de tudo, já evoluiu muito”, reconheceu.
 Programa Sociais em Destaque
 Outro destaque da parada cívica e militar foi a participação de coordenadores e usuários dos projetos e programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Governo Federal. A ala desses grupos surgiu pela primeira no Desfile de Sete de Setembro e arrancou elogios de autoridades e populares pela coragem de assumir suas ações afirmativas. “Para nós, os programas sociais existem para a valorização da cidadania e de direitos da pessoa humana. São direitos e são conquistas. E comemorar a independência de nosso País enriquece ainda mais o valor de nossa gente”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké.

O objetivo da SDS foi homenagear os 10 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, política pública de garantia de direitos que visa minorar as situações de desigualdade social. Estiveram no desfile, beneficiários do Programa ProJovem Urbano, iniciativa que tem o objetivo de elevar a escolaridade dos jovens (na faixa etária dos 18 aos 29 anos) que não concluíram o Ensino Fundamental; do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce, e dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

A iniciativa também lembrou o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que se configura como unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de diretos (tais como, violência física, psicológica, sexual e tráfico de pessoas), além do Conselho Tutrelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Programa Bolsa Famíliam Centro Pop, Centro de Referência de Assistência à Mulher, Pronatec, Idosos, entre outros.
Da Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 08.09.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...