terça-feira, 22 de setembro de 2015

Inclusão da pessoa com deficiência é destaque em Audiência Pública

Reflexões sobre os direitos, as dificuldades e as ações que fomentam a inclusão social das pessoas com deficiência. Todos esses temas foram abordados nas discussões desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Itabuna, durante uma Audiência Pública promovida no Plenário Raymundo Lima em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Requerida pela vereadora Valéria Morais (PSC), a Audiência reuniu diferentes fundações e associações para discutir sobre políticas públicas de inclusão social.
Joilson, Ailson, Jairo e César
Na ocasião, foram destacadas questões fundamentais para garantir a acessibilidade, a inclusão, o respeito, a valorização, os direitos e, consequentemente, mais autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência física. “Estamos aqui, pois acreditamos que juntos podemos fazer muito mais. A luta, por mais valorização da acessibilidade, por garantia de mais espaços nas empresas e por novas conquistas, é de todos nós”, enfatizou Valéria.

Além dos discursos sobre histórias de vida, dificuldades, superação e sobre ações de inclusão social, a Audiência também destacou a importância da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, a representante do Sistema Nacional de Emprego da Bahia – SineBahia -, Kerolaine Behrmann, esteve presente informando sobre as políticas de inclusão trabalhista que são desenvolvidas em Itabuna. Ela também informou que no dia 2 de outubro será realizado o Dia D de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Participaram da Audiência Pública nesta terça os representantes de instituições como a Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb), Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP) e da Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB). “É uma Audiência muito importante, pois é neste momento que podemos fazer as nossas cobranças e as nossas reivindicações”, ressaltou o presidente da Fundesb, Napoleão Santana.
Da  Assessoria de Comunicação Social- Fotos: Pedro Augusto
Expressaounica
O vereador César Brandão (PPS), presente ao encontro reconhece a falta de acessibilidade para os portadores  de deficiencia físicas e cadeirantes na cidade e, juntamente, com os colegas Jairo Araujo, Ailson Souza, Joilson Rosa, Manuel Júnior, além de Valéria Morais, unicos da Plenária, ficaram de atender as reivindicações, junto ao Executivo Municipal. Já  o diretor da FUNDESB, Danilo Azevedo fez queixa da falta de uma rampa para o Restaurante Popular do Bairro de Fátima, pois do jeito que4 se4 encontra os cadeirantes são obrigaso a usar o acesso  dos fundos.   Enquanto o empresário, Tarciso Soares solicitou mais apoio aos órgãos publicos para aumantar a autoestima dos deficientes e incluí-los com maior respeito nos meios sociais. Na oportunbidade, também, solicitou aos vereadores,, a aquisição de cinco cadeiras de rodas, para a pratica do Voleibol, quando a seleção de Itabuna, desta categoria, foi campeã em Salvador!  Cada cadeira tem o custo de 5 mil reais. Vale também para os empresários desta cidade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...