quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Câmara autoriza Poder Executivo a realizar licitação do transporte coletivo

Clique para obter OpçõesFoi aprovado na tarde desta terça-feira, 15, em primeira votação e por ampla maioria, o Anteprojeto de Lei nº 017/2015, que autoriza a concessão do transporte coletivo de Itabuna. A medida assegura a continuidade dos serviços prestados na cidade bem como melhorias para os usuários, a exemplo da renovação da frota e da construção de três estações de transbordo para a melhor organização do sistema. A votação ocorreu durante a Sessão realizada no Plenário Raymundo Lima.

O Anteprojeto é de autoria do Poder Executivo e teve como relatores o vereador Carlito do Sarinha (PTN) e a vereadora Valéria Moraes (PSC). Ele foi aprovado com emendas amplamente discutidas entre os parlamentares, a exemplo do prazo de vigência da concessão. Com a votação, foi aprovada a emenda do vereador Jairo Araújo (PCdoB), que consiste na concessão para a exploração do serviço de transporte público por um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20, a depender da autorização do Poder Legislativo. O projeto original do Executivo previa o prazo de 20 anos, prorrogável por igual período.
Conforme Jairo, o prazo de concessão estabelecido vai assegurar segurança jurídica às empresas licitantes. “A nossa emenda tratou de estabelecer que o período da concessão do transporte coletivo da empresa que ganhar a licitação deve ser 20 anos, ficando a prorrogação condicionada, a partir da autorização legislativa. Ou seja, se o Poder Legislativo avaliar que a empresa não está cumprindo o contrato que ela ganhou, a partir do edital, ele poderá não autorizar a prorrogação e, portanto, haverá uma nova licitação. Fico feliz que a emenda tenha sido aprovada, pois nenhuma empresa vai fazer investimento numa cidade em que não tenha segurança jurídica”, certificou o parlamentar.
O Anteprojeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, tramitou na Câmara com ampla discussão e seguindo todos os procedimentos necessários no intuito de proporcionar melhorias na prestação de serviços para os passageiros. Após essa primeira aprovação, haverá uma segunda votação do Anteprojeto nesta quarta-feira, 16, a partir das 14h, durante uma Sessão Extraordinária promovida também no Plenário Raymundo Lima. “As duas empresas que estão operando em Itabuna já estão com o contrato vencido. Com a segunda votação, caso seja aprovado, o Anteprojeto será encaminhado ao Executivo para sanção e abertura do edital.”, certificou Carlito.
Conforme o parlamentar, um dos maiores anseios dos rodoviários, que é o aproveitamento dos funcionários, está previsto no Anteprojeto, mesmo que a empresa seja oriunda de outras regiões. “Vamos exigir que o prefeito coloque no edital todas essas exigências”, acrescentou o relator. As empresas vencedoras da licitação também terão o compromisso de aumentar a frota de ônibus para pessoas com necessidades especiais, dispor nos veículos de ar-condicionado, equipamentos tecnológicos, como dispositivos de filmagens e internet wi-fi, e construir, implantar e operar serviços públicos e correspondentes, infraestrutura de apoio, inclusive com iluminação, ao embarque e desembarque de passageiros, instalações sanitárias padronizadas, entre vários outros benefícios, nas estações de transbordo.
 Da Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...