segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Previsões econômicas ficam ainda piores, mas para os "analistas" Dilma começa a semana melhor, salva pelo Renan.


(Folha) Economistas de instituições financeiras pioraram ainda mais suas previsões de desempenho da economia brasileira e a agora estimam recuo de 2,01% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e de 0,15% em 2016, mostrou nesta segunda-feira (17) a pesquisa Focus do Banco Central.Na semana passada, a mediana das estimativas era de uma queda de 1,97% do PIB em 2015 e de estabilidade no ano que vem. 

Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44% (ante 5,43%), mas repetiram a previsão de 9,32% para este ano, depois de 17 semanas seguidas de aumento. Nesse contexto, os analistas passaram a projetar que os juros básicos devem fechar o ano que vem a nível mais baixo do que o previamente estimado. Segundo o Focus, a mediana das estimativas para a Selic no final de 2016 foi a 11,88%, comparado a 12% no levantamento anterior.  Para este ano, economistas não mudaram suas previsões para a política monetária, ainda esperando que a taxa básica de juros termine no atual patamar, de 14,25%. 

Nos mercados de juros futuros, investidores chegaram a apostar firmemente em nova alta da Selic em setembro, diante da grave crise política que atravessa o país e do recente salto do dólar em relação ao real. Mas essas apostas perderam força e o mercado de DIs fechou a sessão passada mostrando posições majoritárias de manutenção da taxa. 

Na sexta-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reiterou que manter a Selic no atual patamar por período "suficientemente prolongado" é necessário para garantir a convergência da inflação à meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...