sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Escolas de Canavieiras comemoram com resgate a Semana do Folclore


Com a proposta de resgatar o folclore brasileiro e aproximar a família da escola, os alunos da rede municipal de Ensino de Canavieiras embarcaram em uma viagem sobre as lendas e costumes brasileiros. Neste mês, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, as escolas colocam em prática o projeto didático Resgatar o Folclore, resgatar nossas raízes”.
Segundo a coordenadora pedagógica Soledade Paternostro, a partir do dia 21 de agosto, os alunos irão participar de atividades que envolvam tradições folclórica. “Cada disciplina irá trabalhar um viés relacionado ao tema. As matérias de língua portuguesa e inglesa, por exemplo, usarão recursos como leituras, interpretação, reescrita de lendas, cantos, provérbios, parlendas, trava-língua, literatura de cordel, adivinhas; nas aulas de história, serão abordadas as diferentes etnias que colonizaram as nossas regiões, enquanto nas de geografia, serão estudados os aspectos físicos das regiões brasileiras”, conta a coordenadora.


Soledade explica que o folclore canavieirense é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. “Portanto, o que buscamos com esses projetos é a preservação de nossas raízes, nossa história, nossa identidade cultural. Conhecer e valorizar a nossa cultura são autoafirmações do que somos, de valorizarmos aquilo que faz parte do passado, das histórias que nossos antepassados contavam quando éramos crianças, e tudo isso também faz parte do processo de formação  intelectual dos cidadãos”, comenta a coordenadora.

Segundo a secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a ideia é fazer com que os alunos foquem suas pesquisas na diversidade existente em Canavieiras. “Queremos aproximar os alunos das pessoas envolvidas na cultura e nas manifestações, e para isso contamos com várias referências, a exemplo de Mestre Biriba, Alex e Galego, na capoeira, Antônio Brega com as caboclinhas, Claudete, Mãe Marlene, Mãe Vera no Candomblé, Cristina com o Boi duro da Atalaia, entre tantos outros”, justifica a secretária.

Entre os objetivos do projeto estão: Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural; incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social. E, principalmente, o que buscamos em todos os projetos didáticos: Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar.

A culminância do projeto será no dia 29 de agosto, com um sarau realizado na Praça da Bandeira, a partir das 19 horas. No evento, que contará com abertura da Filarmônica de Canavieiras, cada escola fará uma Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Por - Walmir Rosário- (14-08-15)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...