quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sagrado e profano se misturam nas homenagens a São Boaventura


A Prefeitura de Canavieiras divulgou as atrações da Festa do Padroeiro de São Boaventura, que mais um ano está sendo comemorado com os eventos religiosos e profanos. No próximo sábado (11), as atrações musicais serão o cantor romântico Kaio Oliveira e as bandas Realce, Capitão Axé e Risco de Amar.

No domingo (12), será realizada a tradicional Lavagem da escadaria da Igreja Matriz de São Boaventura, ponto alto das comemorações religiosas da Festa de São Boaventura. Precedendo a lavagem sairá o cortejo puxado por um trio elétrico com a banda Selva Branca, além de carro alegórico, ala das baianas e os grupos Sambão Metálica, Grupo de Dança de Joaldo, as xarangas Lyra e 02 de janeiro e os grupos de Capoeira do Mestre Galego e do Mestre Alex.


O cortejo está programado para sair às 10 horas, da praça Maçônica em direção à igreja matriz, onde às 11 horas os grupos folclóricos Ilê Axé Odé Caturá; Ilê Axé Iemanjá Ogum Té, Terreiro de Matambessi e Antônio e As Caboclinhas realizam a lavagem das escadarias da  igreja.
Além da procissão e da tradicional lavagem das escadarias da igreja, os nativos e turistas presentes também vai poder festejar com muita música. Na praça, a animação fica por conta da Banda Lordão, seguida da Banda Tôa Tôa, Tony Canabrava, Pra te Querer e Som de Milionário finalizando os festejos de São Boaventura.
Eventos religiosos - Com o tema “São Boaventura, servo de cristo, conduz nossa Igreja rumo aos 300 anos”, desde o dia 1º de julho que está sendo realizada a Trezena dedicada ao Santo, sempre às 19 horas, com a celebração da Santa Missa e apresentação de um tema religioso apresentado para a conscientização dos católicos.
Nesta sexta-feira (10), o tema é “No serviço e na solidariedade, seguimos a igreja de Cristo”; sábado (11), “Na Igreja de Jesus Cristo grande é o que serve: Maria foi uma grande servidora do reino”; domingo (12), a missa será realizada às 7 da manhã, com o tema “Como São Boaventura, vivemos uma Igreja a serviço da sociedade”.
A missa dedicada aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será na segunda-feira (13), com o tema “A Eucaristia é o verdadeiro centro das comunidades cristãs”. As homenagens ao padroeiro serão finalizadas na terça-feira (14), a partir das 6 horas, com alvorada festiva com o hino de São Boaventura, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10 horas será celebrada Missa Solene em louvor ao Padroeiro; às 16 horas será promovido o Momento Devocional e às 17 horas será realizada a Procissão e a Benção do Santíssimo Sacramento.


Escolas públicas apresentam propostas

Após reunião de avaliação do semestre passado, diretores e coordenadores das escolas municipais formataram novos projetos para a volta às aulas. O planejamento técnico das ações a serem desenvolvidas no semestre seguinte será apresentado aos professores no primeiro dia de aula, previsto para próxima a quarta-feira (15).
O planejamento para o novo semestre tem a finalidade de promover a melhoria do ensino, com ações de natureza intra e extraclasse, envolvendo alunos e familiares. Para isso, foram analisados os resultados das avaliações externas, com cada escola elaborando o seu Plano de Intervenção Pedagógica com base nos resultados dos desempenhos dos alunos.

Na escola Professora Regina Célia, no distrito do Poxim, diversas ações já foram planejadas, no sentido de dar continuidade aos projetos iniciados no semestre passado e a inclusão de novos. Este ano, uma novidade na escola foi a implantação do Programa Mais Educação, que tem a finalidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), garantindo a permanência do aluno na escola em tempo integral.

Dentre os projetos que serão trabalhados, estão os de intervenção pedagógica, a exemplo de Leitura, Escrita e Interpretação de textos; de matemática, através da utilização de jogos; e o Resgatando os Valores. Ainda neste próximo semestre, será realizada a terceira edição do “Comunidade Leitora”, com a participação de alunos e familiares.
Explica a coordenadora pedagógica da Escola Professora Regina Célia, Vilma Rosário, que no encerramento do primeiro semestre do Fundamental I, foram promovidos diversos eventos com os alunos, como brincadeiras, apresentação teatral, desfile de modas, show de calouros, dentre outras atividades. “É através do lúdico que as crianças demonstram um interesse maior pelo conteúdo apresentado, melhorando bastante o rendimento do aprendizado”, revela.

Da fantasia à vida real, foi o tema vivido pelos alunos do 7º ao 9º ano do Fundamental II, orientados pelos professores João Paulo Brasil (Artes e Ciências) e Ângela Oliveira (Português). Eles encenaram alguns contos de fadas, a exemplo de histórias como “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Cinderela”. Os alunos mostraram criatividade e dedicação, criando o roteiro e o figurino.
Já os alunos que participam do Programa Mais Educação, que fazem parte das turmas de acompanhamento pedagógico (Português e Matemática), monitorados pelas professoras Francis e Solange, passaram uma tarde bem divertida, com sessão de cinema, com direito a pipocas. Devido ao interesse demonstrado, a programação deverá fazer parte das futuras atividades.

Outro exemplo de atividade que vem sendo desenvolvida pelo programa Mais Educação é a oficina de jardinagem, monitorada pelo professor Moacir. Como o cotidiano desses alunos é a vida rural, eles já estão botando – literalmente – a mão na massa e aprendendo lidar com a terra e, inclusive, já iniciaram o plantio de hortaliças, que deverão ser consumidas pelos próprios alunos.

Por - Walmir Rosário- (09-07-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...