sábado, 11 de julho de 2015

Prefeito e Secretário de Saúde da Bahia participam da inauguração de novos setores da Santa Casa de Ilhéus

Os serviços foram contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com a articulação do prefeito Jabes Ribeiro, e somam R$ 5,2 milhões
 Acompanhado do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e do provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Gesteira, o prefeito Jabes Ribeiro participou, nesta sexta-feira, 10, da inauguração das obras de ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Centro Cirúrgico, serviço de mamografia digitalizada e de Litotripsia do Hospital São José e Maternidade Santa Helena.
As autoridades realizaram uma visita às instalações da Santa Casa, que abriga tanto o Hospital quanto a Maternidade Santa Helena, única pública do município. Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário Vilas Boas conheceram também as obras do setor de Hemodinâmica (cateterismo cardíaco), que estão em fase final, e anunciaram a ampliação da UTI Neonatal da unidade.

Segundo o provedor Eusínio Gesteira, com a reforma e ampliação da Unacon, o serviço ganhou mais três novos profissionais: dois cirurgiões oncológicos e uma oncologista clínica. Com isso, foi duplicada a sua capacidade de atendimento, realização de cirurgias e procedimentos como quimioterapia, além dos exames para diagnósticos.
Todos os serviços apresentados durante a visita foram contratualizados pelo Governo do Estado, que garantiu o repasse anual de R$ 5,2 milhões e o atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Jabes Ribeiro destacou o empenho do município na articulação para assegurar esses recursos à Santa Casa: “Participamos de todas as reuniões com o governo do Estado para termos essa ampliação e, claro, aumentar a oferta nessa área à nossa população”.
Para o secretário Fábio Vilas Boas, os serviços inaugurados são fundamentais para a reestruturação da oferta de saúde na área de alta e média complexidade da região, descentralizando os serviços da capital. “Hoje, o Hospital São José passa a operar no círculo da mais alta complexidade médica da Bahia, tendo atendimento nas áreas de oncologia, ortotrauma, urologia e breve cardiologia”.
Nesta sexta, foi inaugurado também o serviço de mamografia digitalizada, devidamente credenciado pelo município e que proporcionará melhor visualização em mulheres com mamas densas. Já o procedimento de Litotripsia é voltado para a “quebra” de cálculos com maior eficácia e sem a necessidade de anestesiar o paciente. 
Articulação - O prefeito Jabes Ribeiro enfatizou que, no início de 2013, recebeu o provedor da Santa Casa, Eusinio Gesteira, e tomou conhecimento da realidade da instituição, quando garantiu que mesmo com a grave crise financeira do município, não deixaria a unidade fechar. “A partir dali, passamos a oferecer e buscar apoio e recursos para tirar o hospital da crise, dando prioridade às necessidades dos serviços médicos do município”.
O titular da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, relatou que mesmo em meio às dificuldades, o setor avança e o município cumpre o seu papel de trazer recursos para a reestruturação e ampliação dos serviços, desde a atenção básica, aos serviços de alta e média complexidade.
Hemodinâmica - O Serviço de Hemodinâmica será o mais moderno do interior da Bahia, composto por uma avançada infraestrutura que respeita todas as normas da vigilância sanitária, utilizando moderno equipamento de Angiografia Digital de última geração.

O setor realizará os mais avançados diagnósticos e procedimentos terapêuticos com identificação de doenças do sistema cardiovascular e tratamentos micro invasivos destas patologias. Além de tratar pacientes com infarto agudo, angina pectoris, arritmias cardíacas e doenças arteriais obstrutivas dos membros inferiores, podendo abordar também aneurismas cerebrais e determinados tumores, dentre outras doenças.
Presenças - O ato de inauguração contou com a participação também do Presidente da Federação Internacional das Santas Casas de Misericórdia e Presidente de Comissão de Seguridade social da Câmara de Deputado, Deputado, Antônio Brito, da Deputada Estadual, Ângela Souza, do provedor da Santa Casa de Itabuna, Almir Alexandrino, do Diretor Geral do Hospital Luiz Viana Filho, Cláudio Moura Costa, da Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde de Ilhéus, Mariza Pinheiro, do Presidente da Câmara de Ilhéus, Tarcísio Paixão, dos vereadores Ivo Evangelista, Lucas Paiva, Aldemir Almeida, Luiz Carlos (Escuta), Dero Farias, do Secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, do Presidente da OAB Ilhéus, Marcos Flávio, do Presidente do Lions Clube de Ilhéus, Washington Idilceu Bastos, médicos e imprensa.
 Da  Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 11.07.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...