terça-feira, 14 de julho de 2015

Loucos ou vanguardistas? MAIS DOIS ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Loucos ou vanguardistas?
Antonio Nunes de Souza*
É um casal lindo, educado, bem informado e, podemos dizer, de bom gosto em todos os aspectos! Ele economista de uma multe nacional, cargo elevado que lhe dá bastante conceito, oportunidade de ir sempre ao exterior resolver pendências ou fazer palestras, as vezes até fazer cursos de aperfeiçoamentos. Ela por sua vez, médica neurologista de renome e credibilidade, também sempre estava viajando para outros países, para cursos, seminários, etc., ambos ganhavam muito bem, dando a oportunidade de terem uma vida bastante confortável, tendo tudo necessário para serem considerados, relativamente, ricos!

Não tinham filhos, pois ele tinha um problema congênito que impedia essa possibilidade. Tentou em suas viagens clínicas especializadas, mas, os resultados sempre eram os mesmo, dando-lhe o veredito da sua deficiência orgânica! Como não pretendiam fazer adoções, passaram a viver uma vida tranquila, bem afetiva e amiga, mas, com uma liberdade de ações bem ampla, não havendo recriminações nos comportamentos ou atitudes, desde quando houvesse uma discreta e respeitosa atuação de comportamentos. E assim eles agiam, tranquilamente, aproveitando seus trinta e cinco anos de idade, suas belezas e charmes, aliados a elegância de ambos. Ela tinha suas aventuras amorosas com bastante discrição, assim como ele também, tendo ambos o compromisso de não se enraizassem com amantes. Que seus procedimentos eram como se diz hoje: “ficantes”. Para aqueles que, sorrateiramente, se apercebiam do fato, embora no começo achassem absurdo, terminavam encarando como natural, já que ambas as partes aceitavam numa boa! Na verdade, mesmo não aceitando ou condenando certas atitudes, temos a obrigação de respeitar os comportamentos das outras pessoas, desde quando respeite as leis, não nos ofendam ou causem prejuízos!

Assim, vivem eles umas vidas ultra avançadas para nossa imaginação, encucando algumas vezes, nos fazendo nos perguntar se eles eram os certos e nós uns idiotas atrasados ou, na verdade, eram eles uns tremendos depravados. Porém, comentava-se que em muitos países e no próprio Brasil, existiam casos similares, trocas de casais e mil e uma outras coisas que deixavam as beatas e evangélicas completamente horrorizadas! Curiosamente, entre os homens a aceitação era mais complacente, pois muitos, pelas suas experiências de vida e de tanto ver coisas escabrosas, nesse caso já encaravam com certa naturalidade e diziam: “Para que se preocupar com essa bobagem? Os órgãos genitais depois de usados, lavou estão novinhos outra vez!”

A verdade é que esse inusitado casal vive junto há vinte anos, estão com quarenta e cinco anos e, curiosamente, continuam agindo dessa liberdade sexual, também tendo seus sexos caseiros eventualmente, ambos bastante felizes, saudáveis e creio que viverão mais, muitos e muitos anos utilizando esse comportamento variável, experimentando centenas de experiências, sabores, posições e uma infinidade de outras coisas que, pelas condenações dos conceitos sociais, muita gente jamais desfrutará!
Será que Maria Helena e Fernando formam um casal de loucos ou, simplesmente, são vanguardistas?

Os rios brasileiros!
Antonio Nunes de Souza*


Para falar da hidrografia no nosso país, temos que generalizar com a inclusão, praticamente ou totalmente de todos os rios, pois, pelo que chega aos nossos olhos e ouvidos, são as mesmas queixas, reivindicações e, simplesmente, o máximo de descasos dos poderes públicos, uma vez que não tem condições de atacar em massa e, se escolher um ou poucos para dar a assistência necessária e meritória, estarão criando sérios problemas de “ciúme e queixas”, achando os alijados que foram discriminados, tendo como consequência a perda de votos nas regiões que não foram socorridas. Logicamente, pelos seus próprios interesses, as autoridades se eximem de praticar essas ações isoladas, muitas vezes até por não conseguirem os recursos muito altos, para tais fins!

Porém o que mais nos revolta é o completo descaso, em não serem feitas, pelo menos, obras paliativas, como: limpeza na superfície, eliminação de baronesas, consertar os represamentos, aplicar raticidas e outros produtos contra insetos, organizar uma fiscalização rigorosa para que a população (essa que reclama tanto) não joguem animais mortos, pneus velhos, frutas podres e uma infinidade de coisas condenáveis e vergonhosas!

Imagino que já tenham percebido que, embora esteja falando sobre todos os rios, meu alvo principal é o Rio Cachoeira, que já enfeitou a nossa cidade por muito tempo e hoje é uma vergonhosa paisagem!

Embora não sirva de acalento, S. Paulo uma das maiores e ricas cidades do mundo, sofre barbaramente com o lixo que é o Rio Tietê e ninguém consegue, mesmo com milhões de reclamações, passeatas e uma série de manifestações, fazer com que algo benéfico seja feito. Abandonar os rios, se não me engano, faz parte do “sistema”!

Mesmo com essas dificuldades, vamos continuar bradando nossas insatisfações na esperança de que algo venha a ser feito, mesmo sendo os paliativos, pois, instalar as estações de tratamentos necessárias, será um sonho para os itabunenses!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...