Edson Gomes, Prefeito Vane Leite (imagem: Pedro Augusto/Secom) e banda Rosa de Saron.
Edson Gomes, Prefeito Vane Leite (imagem: Pedro Augusto/Secom) e banda Rosa de Saron.

Reportagem: Thiago Dias

O governo Claudevane Leite cancelou a apresentação do músico Edson Gomes na festa de aniversário de 105 anos de emancipação política de Itabuna. O secretário municipal de comunicação, Gilvan Rodrigues, nos confirmou por telefone. Segundo ele, faltaram recursos.

Perguntamos qual critério excluiu Edson Gomes, já que a prefeitura contratou a banda Rosa de Saron pelos mesmos cinquenta mil reais que pagaria ao regueiro. O secretário explicou que serão três dias de festa: “um voltado ao segmento católico, um para o segmento evangélico e outro dia voltado ao profano”.

Conforme Gilvan Rodrigues, praticamente todas as bandas que se apresentarão no dia do “profano” foram contratadas pela Bahiatursa, estatal vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia.

Afirmamos ao secretário que o fato do prefeito Claudevane Leite (PRB) ser evangélico cria na opinião pública a ideia de que seu governo prioriza grupos da música gospel, em detrimento de artistas como Edson Gomes. A escolha da banda Rosa de Saron no lugar do regueiro baiano reforçou essa impressão. Para Gilvan, nossa afirmação se baseia em “ilações”, pois “[o governo] não está priorizando, tanto que há o dia do segmento católico e outro do segmento profano, então não tem por que questionar. Não há questionamento. Não existe prioridade.”

Insistimos e perguntamos se a escolha da banda Rosa de Saron no lugar de Edson Gomes seguia a tendência de priorizar artistas da música gospel. O secretário respondeu que essa é uma “leitura equivocada”. “A prefeitura está priorizando todos os segmentos, não existe privilégio.”

Também conversamos com o músico Bruno “Vela”, que discorda do secretário. Segundo o artista, a cidade virou um “gueto evangélico”. “A coisa aqui em Itabuna está triste, máquina pública aparelhada pela igreja. Até rua de bairro está recebendo nome bíblico”.

Programação da festa.
Programação da festa.

A prefeitura divulgou a programação do evento no Facebook. O cartaz avisa que o grupo “Dom Supremo” se apresentará “todos os dias”, inclusive no domingo reservado ao profano. 

Comentário do Blog.

Respeitamos a comunidade evangélica que cresceu muito em Itabuna. Reconhecemos que a presença de vários artistas da música gospel na festa atende a expectativa de boa parte da população. Portanto, o governo age de forma correta ao contemplá-los, mas, não podemos deixar de notar o pouco espaço destinado aos “profanos”. Por isso o questionamento levou em consideração o fato do prefeito ser evangélico.