segunda-feira, 20 de julho de 2015

Curta “O filme de Carlinhos” concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Financiado pela SecultBA e com trilha sonora composta pelo NEOJIBA, curta infanto-juvenil explora a metalinguagem na produção cinematográfica


A história de Carlinhos, um garoto de oito anos  que sonha em fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com a ajuda dos seus amigos e o estímulo de Seu Joaquim, o dono de uma videolocadora, Carlinhos se dedica a realizar seu sonho. Essa é a ideia central que norteia O filme de Carlinhos, curta-metragem com referências biográficas do roteirista e diretor ipiauense Henrique Filho (“A fórmula” e “O velho e os três meninos”) que vem se destacando em Festivais Internacionais.
O filme foi o único curta da Bahia indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 na categoria curta-metragem de ficção e já está aberta a votação no site do Porta Curtas. Basta realizar login no site (http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_filme_de_carlinhos) ou criar uma conta, assistir ao filme e apertar na quantidade de estrelas de acordo com sua nota, sendo 05 estrelas a nota máxima e 01 estrela a nota mínima. O voto possibilitará “O filme de Carlinhos” chegar na final do Grande Prêmio!

 A seleção apresenta alguns dos filmes mais instigantes da última temporada, compondo um panorama bem diversificado da rica produção de curtas do ano que passou. São 31 filmes brasileiros entre ficção, documentário e animação pra você assistir gratuitamente e sem sair de casa!
 Recentemente o filme foi aceito no Short Film Corner do 68th Festival de Cannes. Trata-se de um dos maiores eventos de cinema do mundo, que acontecerá entre 13 a 24 de maio de 2015, em Cannes, na França. O filme participou em caráter não-competitivo desta edição, além de integrar em atividades e serviços do festival.
 O curta já foi exibido em mais de 32 Mostras, Eventos e Festivais, como o V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, em Ilhéus, 4º Macaé Cine, 24º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o X Panorama Internacional Coisa de Cinema, a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, todos no Brasil.
 Já no exterior, o curta foi exibido no I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Valparaíso – Chile) levando o prêmio de Melhor Curta de Ficção e foi exibido em Festivais de diversas partes do mundo, como em Malta, Dubai, Reino Unido, Espanha, Polônia, Índia, França, O curta já coleciona 08 prêmios, incluindo o primeiro prêmio de melhor ator para o ipiauense estreante Davi Lisboa, no Curta Vale 2014.
 Prêmios
• Melhor Roteiro no VI Curta Neblina - 2015
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (indicação Melhor Curta de Ficção – 1º turno)
• Melhor Filme no Curta Vale 2014
• Melhor Direção no Curta Vale 2014
• Melhor Ator – Davi Lisboa – no Curta Vale 2014
• Melhor Filme de Ficção no 4º Macaé Cine
• Melhor Curta de Ficção no I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Chile)
• Menção Honrosa no CURTACARAJÁS 2014
• Menção Honrosa no I Festival Nacional Curta Pensar Filmes
 Festivais
• 68th Festival de Cannes (França)
• GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2015 (Rio de Janeiro)
• 24º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
• XVI Festival Internacional de Cortometrajes de Torrelavega (Torrelavega – Espanha)
• 15º Festival Internacional de Cine de Lebu (Chile)
• X Panorama Internacional Coisa de Cinema
• 9º Miragem – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema
• 7º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem
• 7th CMS International Children’s Film Festival (Lucknow, India)
• VI CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema
• V FECIBA – Festival de Cinema Baiano (Ilhéus-BA)
• Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre
• Curta Vale 2014 – Festival de Curtas do Vale do Jacuípe
• 4º Macaé Cine – Festival Nacional de Cinema de Macaé
• 3º Festival Curta Brasília
• 1º Festival de Cinema de Três passos
• I Festival Nacional Curta Pensar Filmes
• CURTACARAJÁS 2014
• I Festival de Cine del Barrio Mapocho (Chile)
• I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Chile)
• The Malta Children’s Film Festival (Malta)
• Golden Palmera (Dubai)
• Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim (Belo Jardim-PE)
• Mostra Cinemulti Ano 2 (Itacaré-BA)
• Międzynarodowy Festiwal Filmów dla Dzieci i Młodzieży Kinolub / Internacional Film Festival for Children and Youth Kinolub (Kielce – Polônia)
• Gŵyl Ffilm Bae Caerfyrddin-Carmarthen Bay Film Festival Community Group (Carmarthen - Reino Unido)
TRILHA SONORA + NEOJIBÁ
Imerso no universo infanto-juvenil, o curta teve sua trilha sonora criada por jovens do NEOJIBA – Núcleos de Orquestras Juvenis da Bahia, especialmente para o filme. Aline Falcão, Jamberê Cerqueira e Caio Azevedo compuseram as 13 canções para o filme, que foram gravadas pela Orquestra Juvenil da Bahia, com regência do maestro Yuri Azevedo. O processo de gravação contou com 40 músicos e aproximadamente 20 tipos de instrumentos diferentes.
 ELENCO
O filme é protagonizado pelo jovem ipiauense Davi Lisboa, um garoto com hábitos comuns que gosta de ler, tocar teclado e jogar futebol, e que também se revela um prodígio nas artes cênicas.  Davi e outras oito crianças que participam do filme foram selecionadas em um teste de elenco nas cidades de Ipiaú e Salvador, entre mais de 100 inscritos. Na lista de selecionados estão as crianças Jaianne Brandão (8 anos) como Nai, Maria Luiza Altmicks (10 anos) como Thainan, Rafick Oliveira (10 anos) como Júnior, Gustavo Randel (7 anos) como Rafa, Sergio Henrique Machado (10 anos) como Peu, Luiz Augusto Lima (9 anos) como Tony, Giovanna Carota (7 anos) como a Repórter e Enzo Tourinho (8 anos) como o Assistente.
A preparação do elenco foi realizada pela atriz Mariana Freire (“O homem que não dormia”) que também participa do filme como Noélia, a mãe de Carlinhos. No papel do pai Jeremias está o ator Carlos Betão (“Gabriela”, “Trampolim do Forte”, “O Homem que não dormia”). Fernando Fulco (“SuperOutro”, “Central do Brasil”, “Cidade Baixa”, “Eu me lembro”, “10 centavos”) fará o papel de Seu Joaquim, o dono da videolocadora que ajudará Carlinhos a concretizar o seu sonho. O curta conta também com participações ilustres dos atores Fernando Neves (“Eu me lembro”, “O homem que não dormia”) como o prefeito, Ac Costa (“03 histórias das Bahia”, “Jardim das Folhas Sagradas”, “Trampolim do Forte”) como Djalma, Antônio Fábio (“Besouro”, “O canto da sereia”, “Amores Roubados”) como Seu Horácio; a atriz, diretora, dançarina e coreógrafa Christiane Veigga como a Professora e a participação do músico e artista plástico Ayam Ubráis Barco (“O velho e os três meninos”).
 APOIO FINANCEIRO E REALIZAÇÃO
“O filme de Carlinhos” foi selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2012, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB / SecultBA), e é uma realização da Voo Audiovisual. O projeto tem como objetivo fomentar a cultura, exercitar a produção audiovisual por jovens cineastas, formar mão de obra qualificada no setor audiovisual e incentivar a cultura e o interesse na área cinematográfica em um município carente de ações culturais como Ipiaú.
 O filme de Carlinhos/ Henrique Filho / Salvador-BA-BR/ Ficção/ 20´/ cor

SINOPSE
Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho. Mas, para isso, ele precisa enfrentar seu pai, Jeremias, que o estimula a estudar para ser médico quando crescer.
O DIRETOR – Henrique Filho
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV na  UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA. É Coordenador de Comunicação do FECIBA - Festival de Cinema Baiano e da MUSA - Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual. Dirigiu curtas de ficção, dentre eles “Cine Éden”, “É proibido menino calçado entrar na escola”, “O velho e os três meninos” e o premiado “A Formula”, com o Troféu Tatu de Prata “Prêmio Revelação” na 38ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em 2011 e vencedor de 03 prêmios do Festival Manoel Padeiro, em Pelotas, Rio Grande do Sul, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Curta Universitário. Possui experiência em longas de documentário, web-série, série de TV e videoclipes.  Foi estagiário no circuito interno de TV, a TV UESC, como videorepórter e como diretor geral da série de ficção Encena.
EQUIPE
Direção e Roteiro: Henrique Filho
Produção Executiva, Direção de Produção e Assistente de Direção: Edson Bastos
Script Doctor: Aleksei Abib
Continuísta: Clarissa Rebouças
Coordenação de Produção: Cristiane Santana
Assistentes de Produção: Inajara Diz, Tâmara Terso e Laleca Weisz
Produtor de Platô: Victor Aziz
Preparação de Elenco: Mariana Freire
Direção de Fotografia: Pedro Semanovisch
1º Assistente de Câmera: Daniel Carvalho
Maquinário e Eletrica: Gaúcho e Lorinho
Direção de Arte e Cenografia: André Cruz
Assistente de Arte: Juliana Ribeiro
Produção de Objetos: Viviane Jacó
Produção de Figurino: Flaviane Passos
Maquiagem e Cabelo: Marie Thauront
Costureira: Selma Santos
Som Direto: Pedro Garcia
Trilha Sonora: Núcleo de Composição do Neojibá
Mixagem e Desenho de Som: Napoleão Cunha
Montagem: Henrique Filho
Making-of: Isaías Neto Cineweding
Foto Still: Milena Palladino
Identidade Visual: Kaúla Cordier
Fan Page Voo Audiovisual: https://www.facebook.com/vooav
Fotos em alta resolução do filme e do diretor: https://www.flickr.com/photos/anacamilacom/sets/72157647529206289/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...