sexta-feira, 24 de julho de 2015

Atriz Alba Cristina Soares participa da “Brasseveckan” Semana Brasileira na Suécia

ALBA UM GRANDE NOME DA CULTURA GRAPIÚNA

Na próxima semana, de 29 de julho a 02 de agosto 2015, acontece a 13ª edição do “Brasseveckan” - Semana Brasileira na Suécia. Trata-se de um renomado evento de verão que reúne crianças, jovens, adolescentes, adultos e empresários de vários pontos da Escandinávia.

Durante esta semana, o fascinante balneário de Båstad, localizado no sul da Suécia, transforma-se em palco de variadas mostras culturais, levando a arte brasileira, com shows musicais, oficinas, palestras, aulas de samba e zumba, apresentações de capoeira e maculelê e escolinha de futebol.


A abertura será marcada com a primeira lavagem das escadarias de Båstad - Swedena, com as tradicionais baianas, com direito a água de cheiro, samba de roda e capoeira. E como grande novidade, este ano o evento conta com a participação da atriz, arte-educadora e ialorixá do Terreiro Ilê Axé Odé Aladé Ijexá Alba Cristina Soares e da educadora e difusora da cultura afro-brasileira Eronice que levarão, pela primeira vez ao evento, oficinas de culinária baiana, amostras com turbantes e palestras sobre a importância da arte no processo de inclusão social.

A atriz Alba Cristina delimita seu espaço entre as grandes expressões da cultura do Sul da Bahia, como um signo vivo de resistência artística e liderança religiosa. Nos palcos, trabalhou com personagens importantes do cenário baiano; integrou o grupo Em Cena, junto a Carlos Betão, Marcos Cristiano, Jackson Costa, Marcelo Augusto e Mark Wilson. Todos sob a tutela do lendário diretor, ator e coreógrafo Mário Gusmão. No cinema, brilhou atuando no filme A Coleção Invisível – obra dirigida por Bernard Attal e vencedora do Festival de Gramado/2013.

O Brasseveckan é autenticamente brasileiro e, ao longo dos últimos doze anos, trouxe muitas expressões culturais e artísticas. Neste, promete triplicar o sucesso e manter a tradição cultural do Brasil. Todos são convidados a participar das diversas atividades que são oferecidas ao público gratuitamente.

É de suma importância saber que a cultura afro está sendo valorizada em terras tão distantes e; mais importante ainda, perceber que está bem representada por estas duas profissionais amantes do fazer artístico-cultural do povo brasileiro.


Por Paulo Fumaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...