quarta-feira, 15 de julho de 2015

Atendimento domiciliar possibilita a recuperação médica de pacientes em Ilhéus

Com o programa, pacientes deixam as instalações hospitalares e passam a ter tratamento feito próximo à família, com equipe multidisciplinar especializada e no conforto de casa
 A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), colhe bons resultados do programa de Atenção Domiciliar (AD), que consiste no atendimento ao paciente em sua residência. A AD, cujas ações contam com apoio do Ministério da Saúde, constitui modalidade de atenção substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação. 


Segundo a coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, a AD, que também recebe o nome de “Melhor em Casa”, atende a pessoas incapacitadas ou com dificuldade de locomoção. “A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado a sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções”, explica. 
 Por meio do programa, pacientes deixam as instalações hospitalares e passam a ser tratados no conforto de casa e com o acolhimento da família, aumentando as chances de recuperação. Esse tipo de atenção potencializa uma melhor gestão dos leitos hospitalares e o uso mais adequado dos recursos, como também serve de "porta de saída" para a rede de urgência/emergência, diminuindo a superlotação nesses serviços. 
Resultados – Um dos exemplos de resultado positivo da Atenção Domiciliar é o do paciente de iniciais W.S.S, de 44 anos. Ele foi vítima de uma queda, sofreu traumatismo com fratura de vértebra torácica, que evoluiu para tetraplegia com lesão cervical. O homem permaneceu internado no Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF), em Ilhéus, por três meses, até ser encaminhado para procedimento cirúrgico em Salvador. Segundo relatório médico, a lesão era total e definitiva.
Admitido no “Melhor em Casa” em julho de 2014, o paciente tem sido acompanhado pela equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira, técnicos de enfermagem, médico e assistente social, há um ano e atualmente apresenta evolução significativa em seu quadro.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, a evolução do paciente se deve aos cuidados especiais a que teve acesso por estar em atendimento domiciliar. Dessa forma, foi possível à equipe identificar os problemas e prestar atendimento especializado, além dele estar mais próximo da família e num ambiente conhecido.
Da Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 15.07.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...