Após o recesso de 12 dias, as escolas da Rede Municipal de Ensino
já estão retomando a rotina das aulas. Na quarta-feira (15), as escolas
receberam os alunos para o início de uma nova fase no calendário letivo,
realizando atividades de acolhimento e integração entre família e profissionais
da unidade de ensino, um trabalho que, segundo a Secretária da Educação, Emília
Cristina Augusto dos Santos, vai refletir diretamente no desempenho e na aprendizagem
do aluno
Segundo Emília Augusto as atividades de readaptação do aluno ao
ambiente escolar buscam uma maior participação da família na vida da criança.
“Para que o processo de adaptação seja mais tranquilo para crianças, famílias e
educadores, é fundamental a criação de laços afetivos e de confiança entre os
envolvidos. A partir desse contato nós sabemos como fazer um trabalho
específico com cada aluno”, explica.
Na escola Professora Regina Célia, no distrito do Poxim, o retorno
às aulas contou com a participação de toda comunidade escolar: alunos, pais,
professores e funcionários, que participaram de brincadeiras, apresentações e
outras atividades. Explica a coordenadora pedagógica da Escola
Professora Regina Célia, Vilma Rosário, que essas ações são importantes para criar um ambiente de acolhida, em
que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar.
Segundo Vilma Rosário, que este ano a adaptação
foi mais tranquila, pois no encerramento do primeiro semestre do Fundamental I
foram promovidos diversos eventos com os alunos, como brincadeiras,
apresentação teatral, desfile de modas, show de calouros, dentre outras
atividades. “Nosso planejamento para o novo semestre tem a finalidade de
promover a melhoria do ensino, com ações de natureza intra e extraclasse,
envolvendo alunos e familiares.
Já nos Centros de Educação Infantil, com as
crianças menores é o momento de readaptação. Na Escola
ACM, as atividades de acolhimento foram iniciadas na quarta-feira, com
exposição de vídeos infantis e pipoca. Nesta quinta-feira, pula-pula, algodão
doce e atividades lúdicas com monitores. O acolhimento será finalizado na
sexta-feira (17), com um passeio pelos pontos turísticos da cidade.
A coordenadora pedagógica Soledade Paternostro explica que nas
escolas de educação infantil, muitas crianças têm dificuldade para se adaptar a
essa nova realidade. "Ela passou todo tempo integralmente com a família e,
de repente, ela é colocada num lugar novo, com pessoas diferentes e junto com
outras crianças. Algumas chegam com comportamento diferente, outras ficam sem
comer e sem dormir porque estranham o ambiente. Por isso é importante, quando
possível, fazer esta adaptação", afirma.
Em outras escolas da rede municipal, foram
realizadas reuniões com pais de alunos. “É essencial
que os pais tomem conhecimento e se apropriem de toda a rotina escolar. O
objetivo é acolher a família para que conheçam a escola, os profissionais e
também tomem conhecimento do calendário escolar de 2015. Além disso, os
diretores vão ter a oportunidade de convidar aos pais ou responsáveis dos
alunos para participar das atividades da escola”, disse Soledade.
Da comunicação -(16-07-15)
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