quinta-feira, 18 de junho de 2015

Secretário: Prefeitura de Ilhéus intensifica ações na Central de Abastecimento do Malhado

Clique para obter OpçõesA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), realiza uma série de intervenções na Central de Abastecimento do Malhado, um dos maiores polos comerciais da região. Entre as ações, estão a demolição dos boxes abandonados da área conhecida como “Malvinas”, a limpeza de entulho deixado na cobertura dos boxes, além da varrição e coleta diária de lixo. Na Central, toda semana circulam cerca de 25 mil pessoas. Roberto Garcia, titular da Sedic, detalha outras iniciativas que visam melhorar o dia a dia do espaço.

Secretário, quais as ações que a atual gestão tem feito na Central de Abastecimento do Malhado?
Roberto Garcia – Na verdade, são inúmeras as intervenções já executadas. Além da limpeza diária, destacamos a demolição dos boxes nas “Malvinas”, que eram ocupados por usuários de drogas, motivo de inúmeras queixas da população. Também fizemos intervenções com o antigo armazenamento de lixo, com a desobstrução de corredores e áreas de circulação. E agora, a remoção de entulho que se encontrava no telhado dos boxes dos pavilhões A, B e C. Vale lembrar que todo este material foi deixado por anos por barraqueiros.
O que a atual gestão programa para melhorar a Central?
Roberto Garcia – Seguindo orientação do prefeito Jabes Ribeiro, a Sedic firmou parceria com o governo da Bahia, secretaria municipal de Saúde (Sesau) e Sindicato dos Feirantes para implantar uma unidade odontológica, por meio do Programa Saúde Bucal. A proposta é priorizar o feirante, seus filhos, além da população do seu entorno. Na realidade, esta ampliação visa reforçar o trabalho nas unidades de saúde do município, e aumentar o acesso da população ao tratamento dentário no âmbito da atenção básica.
 A Central do Malhado dispõe de outros atendimentos na área de saúde?
Roberto Garcia – Por conta de alguns problemas que envolviam a saúde do feirante, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a instalação de unidade de atendimento numa área anexa à administração. O seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h. O espaço conta com pediatra, clínico geral e enfermeiro, que fazem aferição da pressão arterial, avaliação do peso, observam a taxa da glicose, e fazem pequenos curativos. Para se ter uma ideia, a Central do Malhado conta com cerca de 4 mil e 500 feirantes com diversos problemas de saúde. Antigamente, o Samu tinha presença quase que diária na Central, e hoje, praticamente isso acabou devido à atuação médica.
Sobre a segurança na feira, consumidor e feirante contam agora com mais tranquilidade?
Roberto Garcia – A questão da segurança do cidadão na Central de Abastecimento do Malhado é outra prioridade. Para isso, o município firmou parceria com o governo do estado, e viabilizou o pleno funcionamento do seu módulo policial. Temos conhecimento de que, com as rondas diárias feitas pela PM, houve redução considerável na taxa de delitos, além do combate ao trabalho infantil, tráfico de drogas e exploração sexual que interferiam na vida dos feirantes e consumidores. Em parceria com a secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), impedimos a circulação na feira de motos e bicicletas e estabelecemos espaço para mototaxistas, ordenando o trânsito.
Secretário, existem ainda outras ações já implementadas?
Roberto Garcia – Com certeza. Podemos destacar a implantação na Central do posto de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, disponibilizamos diversas outras ações, a exemplo do cadastramento do programa Bolsa Família, colocamos a unidade do Centro de Assistência ao Usuários de Drogas (Creas-ad) e intensificamos o combate à violência contra a mulher e a prostituição. Tudo isso lá, num espaço anexo à administração, em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
Há projeto de requalificação do espaço. Qual o custo e quem são os parceiros?
Roberto Garcia – A obra está orçada em cerca de R$ 35 milhões. Já seu projeto é resultado de parceria que envolve os governos municipal, estadual e federal, e foi articulado pelo prefeito Jabes Ribeiro. Além de atender aos requisitos básicos de saúde e higiene, o principal objetivo do projeto é abrir novas oportunidades para os comerciantes que ali já se encontram instalados, e facilitar o acesso da população.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Ilhéus – 17.6.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...