Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

São João em Canavieiras é comemorado com espetáculo de ballet, quadrilhas e arraiás



Dando sequência aos festejos de Santo Antônio, que acontecerem na sede e no interior do município, tiveram início nesta sexta-feira (19) as homenagens a São João em Canavieiras. Saindo do tradicional formato do balé, a Plie Escola de Ballet apresentou o espetáculo “Quadrilé”, às 19 horas, na quadra de esportes da Praça da Bandeira. A coreografia do balé junino e a simpatia das dançarinas conquistaram o público que assistiu ao espetáculo, com duração de 50 minutos ininterruptos e um repertório de conhecidas músicas de quadrilha.
As 70 bailarinas – incluindo alunas do projeto Allegro, uma parceria entre a Secretaria da Educação de Canavieiras e a Escola de ballet - estavam caracterizadas de caipiras, como numa quadrilha tradicional. Usando laços coloridos e roupas típicas para dançar quadrilha, a única diferença estava nos pés: Em vez sandálias, ela calçavam sapatilhas, inclusive algumas de ponta, no caso das mais experientes.



Segundo a professora e diretora da Plié, Tatiana Oliveira, o “Quadrilé” foi uma prévia do tradicional espetáculo de final de ano, que acontecerá no dia 21 de novembro. “Uma série de ações durante o decorrer do ano são realizadas no sentido de arrecadar fundos para a apresentação. Fizemos o Festival de Tortas nesse sentido, e o dinheiro arrecadado (mil e duzentos reais) será destinado à compra de figurinos para que as alunas carentes também possam participar”.

Arraiá do Naldão - E um grande exemplo de evento que sempre anima os festejos juninos de Canavieiras é o “Arraiá do Naldão, na Praça Maçônica, que este ano festejou sua sétima edição. O “Arraiá” foi promovido no período de 19 a 21 de junho, com as atrações Carlos Aguiar, Daniel e Francisco e Nádia da Paraíba (sexta-feira, 19); Maria Bretheira e Zabumbahia (sábado, 20) e Marcos Moreno, Risco de Amar e Forró da Lua (domingo, 21), além de apresentação das quadrilhas Tradição e Sakaninhas, todos os dias.

Quadrilhas – Com o tema  “30 anos de Axé – Travaxé”, a Quadrilha Travação se apresentou, como de costume, nas noites dos dias 23 e 24 de junho, puxada por um trio elétrico que saiu da Praça Maçônica em direção à lanchonete Mc Vita. O diferencial, este ano, foi um pout-porri com músicas de axé em meio ao tradicional repertório de canções juninas.

A organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro explica que a quadrilha é aberta ao público e para participar basta cada uma levar um quilo de alimento. A noite oficial foi na terça-feira (23), com a apresentação convencional e, no dia seguinte (24), a “noite das mocreias”, com homens vestidos de mulher e mulheres com visual masculino. Durante todo o percurso foram distribuídos água mineral e refrigerante.
Outra quadrilha de Canavieiras é a “Sacaninha”, que no seu quarto ano de existência, se apresenta em diversos locais no centro e nos bairros, além dos arraiás do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), entre outras participações. A quadrilha é formada por moradores dos arredores da Praça da Capelinha, e só finaliza suas apresentações no dia 29 de junho, quando se comemora o São Pedro.

O bairro da Atalaia esteve movimentado durante todo o mês, em função dos festejos de Santo Antônio, com barracas de comidas e bebidas típicas instaladas na praça, enfeitada com bandeirolas e outros motivos juninos. As atrações musicais que se apresentaram no local foram o cantor Bola, Risco de Amar, Ariedson e Forró Xonado.

Nas diversas ruas da cidade e nas comunidades do interior a população também comemora os festejos juninos de forma bem tradicional. Em todos esses locais são queimadas as tradicionais “fogueiras” e distribuídas comidas típicas do São João, bebidas como licor de jenipapo, dentre outros. Na terça-feira (23), os festejos aconteceram na Rua João Panan, bairro Tancredão, com apresentação de quadrilhas e as atrações musicais Gero Lima e Neto.

Da assessoria de comunicação
Por Walmir Rosário - (25-06-15)

Nenhum comentário: