quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prefeito de Ilhéus pede urgência na liberação de recursos para obras em morros

Obras devem beneficiar, nesse primeiro momento, pelo menos quatro localidades que foram atingidas pelas chuvas em 2013
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, se reúne nesta quinta-feira, 11, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o deputado federal Roberto Brito, para reivindicar a liberação de verbas federais destinadas a obras em áreas atingidas pelas chuvas em novembro de 2013. Ribeiro enfatiza que o município enfrenta nova temporada de chuvas e necessita, urgentemente, iniciar os serviços nas localidades, para evitar novas ocorrências graves.

A solicitação de recursos para as obras nos morros, como construção de encostas e drenagem pluvial, foi feita em 2014, devido à situação de emergência vivenciada pela cidade no período. Com a saída de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc, espécie de Serasa de entidades públicas), uma conquista da atual administração, o município se tornou apto a receber repasses federais. 
Segundo o prefeito, praticamente todo o trâmite burocrático para a liberação das verbas já foi superado, o que deve permitir a realização de obras em, pelo menos, quatro localidades: altos da Tapera (em dois pontos), do Socorro e do Amparo. Para a efetivação dos serviços nesses locais, basta agora que o Governo Federal realize a transferência dos recursos.
O pedido de recursos foi apresentado com todo o detalhamento dos estragos causados, como deslizamentos de terra e soterramentos, e conteve também as obras a serem realizadas. Todo o procedimento foi acompanhado por profissionais do Ministério, que vieram à cidade vistoriar os locais de risco.
Com a reunião desta quinta-feira, 11, o prefeito Jabes Ribeiro acredita que será possível sensibilizar o ministro para que providencie a liberação imediata dos recursos, permitindo o início dos trabalhos de contenção de encostas e melhorias na drenagem pluvial das localidades necessitadas.
Da  Comunicação Social –Ilhéus – 10.6.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...