Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeito de ccanavieiras vistoria as obras de construção de casas populares


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, determinou que todas as equipes de operários e máquinas fossem transferidas para os principais pontos de alagamento na sede do município. O problema foi causado pelas constantes e intermitentes chuvas que caíram na região nos últimos dias somente nos últimos dias.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação alcançou índices próximos de até 70 mm, e nesta segunda-feira (29), poderá alcançar mais de 82 mm. As chuvas estão trazendo problemas para os locais próximos de ribeirões e canais, agravando, ainda mais, nos bairros que não dispõem de esgotamento pluvial e pavimentação.


Em Canavieiras, os bairros mais prejudicados foram o Jardim Burundanga, Ilha do Gado, Cidade Nova, João Fonfon, e alguns pontos do centro da cidade. Os alagamentos são causados pela falta de infraestrutura e pelas construções em locais mais baixos, agravados quando as chuvas mais fortes coincidem com o horário da maré alta.
Licitação para infraestrutura - Para o prefeito Almir Melo, grande parte desses pontos críticos será sanado com a realização da infraestrutura (rede de águas pluviais e pavimentação) no bairro Cidade Nova. Recentemente foi realizada a licitação para a implantação da infraestrutura, porém o certame se encontra em fase de recursos administrativos.
As obras, segundo o prefeito, serão iniciadas assim que for concluída a licitação, com a assinatura da ordem de serviço, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores daquela área. “Nossa perspectiva é que ainda este ano toda a primeira etapa do serviços de infraestrutura sejam concluída, e que no próximo ano outros bairros da cidade também posam ser beneficiados”, ressalta Almir Melo.

Ações preventivas ajudam
a solucionar os problemas

Diversos serviços preventivos são executados pela Prefeitura para evitar os alagamentos. Entre esses serviços estão a retirada de baronesas da ponte do rio Cipó, realizado em parceria com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), antigo Derba. Também são realizados constantemente os serviços de limpeza (desentupimento) da rede de água pluvial.
Uma das obras foi a executada recentemente na rua Adelísia Silva Rodrigues (conhecida como rua dos Pescadores), no centro da cidade, cuja rede pluvial não deu conta da vazão das águas das últimas chuvas. Segundo explica o prefeito Almir Júnior, toda a malha pluvial recebe melhorias, com o desentupimento e troca das manilhas quebradas.
Na rede pluvial da rua dos Pescadores também foi construído um novo ponto de visita (câmaras situadas em pontos previamente determinados, destinados a permitir a inspeção e limpeza dos dutos subterrâneos), com a finalidade de diminuir os efeitos negativos das águas da chuvas nos prédios construídos nas área mais críticas.
Recentemente, o prefeito Almir Melo o secretário de Obras, Almir Júnior, visitaram todos os pontos críticos (vulneráveis às enchentes), com a finalidade de adequar o sistema de drenagem e manejo de águas pluviais. Todos os pontos identificados serão analisados para receber as melhorias dentro das técnicas mais adequadas da engenharia, a exemplo do baixo índice de declividade.
Segundo o prefeito, como a cidade está localizada numa área que sofre a influência das marés, é preciso uma manutenção constante na rede de transporte pluvial. “Infelizmente a cidade passou por muitos anos sem qualquer manutenção, como limpeza ou troca de manilhas quebradas, o que já começamos a executar, periodicamente”, lembra Almir Melo.
Além da rede de águas pluviais, a Prefeitura também está realizando o melhoramento das ruas, tapando os buracos deixados pelo “caminho das águas”, através de patrolamento. Outro serviço executado é o nivelamento e a suspensão do greide com a colocação de areia, mantendo as ruas no nível original.

Da Assessoria de Comunicação (29-06-15)

Nenhum comentário: