quinta-feira, 11 de junho de 2015

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DO V FECIBA

Os filmes concorrem ao Troféu FECIBA nas categorias Voto Popular e Júri Técnico
O V FECIBA – Festival de Cinema Baiano segue com atrações imperdíveis e esta quinta-feira, 11/06, já começa, às 10h, com a exibição do Programa 02 da Mostra Competitiva, composto pelos curtas “Caminho de Pedra”, de Marcos Carvalho, “Materno”, de Alequine Sampaio e Ruy Dutra, “Noite de Baile”, de Artur Dias, “SeteOito”, de Luciana Lemos e “Tereza”, de Rezia Lopes. O programa será reexibido às 17h:30.

Após cada sessão, o público poderá votar no seu filme favorito, que irá concorrer ao prêmio de R$3.000,00 (três mil reais) na categoria Voto Popular. A Mostra Competitiva de Curtas terá ainda um júri especializado para votar nas categorias técnicas: Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, cujo vencedor, além do troféu, receberá também um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Às 14h o Debate On Line recebe Antônio Marcos Carvalho, Janine Vieira e Emílio Tapioca, respectivamente diretor, e atores do filme “Caminho da Pedra”, Cristiane Ferreira, protagonista de “Materno”, Artur Martins Dias, diretor e roteirista de “Noite do Baile”, Luciana Barreto Lemos, diretor e roteirista de “SeteOito” e José Umberto Dias, diretor do longa baiano “Revoada”, que será exibido às 19h:30 pela Mostra Atualidades.
Finalizando a noite, será exibido também pela Mostra Atualidades o filme “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, do diretor Daniel Talento, que conta a história de como a dupla Dodô e Osmar inventou o instrumento que revolucionou o cenário musical na Bahia.
SAIBA COMO FOI: Encerramento das oficinas e Mostra Retrospectiva foram os destaques desta quarta-feira, 10/06, no FECIBA
Foram apenas três dias de atividades, mas o resultado que fica é de um aprendizado sólido, rico e duradouro. Esse foi o comentário geral dos participantes das Oficinas do V FECIBA, que terminaram na manhã desta quarta-feira. Para além do conteúdo trabalho nos cursos, fica também a importância de estar em contato com nomes importantes de referência no mercado cinematográfico da Bahia e do Brasil.
Para Mariana Medeiros – responsável pela Oficina de Produção e Preparação de Elenco que atuou em produções como “Xingu”, “De menor” e “Capitães da Areia” – o grupo de participantes estava muito focado e interessado em aprender e embora sendo um curso de curta duração, o tempo foi bem aproveitado. “Cinema é movimento, imagem é movimento e a gente quer os atores em movimento, com naturalidade. É importante se preocupar com a qualidade e a fluidez do elenco em um set de filmagens. Saber como dirigir o ator é essencial”, pontuou Marina.
Entre um exercício prático e outro, Daniel Leite Almeida, que é estudante de Cinema na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, falou que veio de Vitória da Conquista para participar da oficina e aprender as técnicas para melhor dirigir atores. “Vim para ampliar as possibilidades de aproximação e interação com o ator no momento da filmagem, aprender as técnicas, os métodos e aproveitei bastante”, concluiu.
À frente da Oficina de Direção de Produção, a Produtora Executiva Sylvia Abreu frisou que faltam profissionais especializados nessa área, sobretudo no mercado baiano e aplaudiu a iniciativa o FECIBA em oferecer esse curso na programação. “Tem muita gente ávida por conhecimento, querendo produzir filmes e saber como fazer para isso acontecer. E a Direção de Produção é o básico, é um assunto muito importante, onde toda essa cadeia produtiva do audiovisual começa”, frisou.
Sylvia, que participou de todas as edições do FECIBA – seja como oficineira ou realizadora – é a responsável pela produção executiva de filmes como “Esses Moços”, “O Homem que não dormia” e “Samba Riachão”. Este último foi a atração da Mostra Retrospectiva na tarde desta quarta-feira, trazendo o universo do samba para dentro do Cine Santa Clara. A história e importância de Riachão, figura icônica da música baiana, foi documentada pelo cineasta Jorge Alfredo, que participou de um bate-papo após a sessão, elogiou o Festival: “Eu não assistia ao meu filme há muito tempo e foi legal estar aqui hoje. O FECIBA é uma ideia genial, uma iniciativa vitoriosa que já se firmou. E que venha o sexto”.
Logo em seguida, o público pode votar no seu filme favorito com a exibição do Programa 01 da Mostra Competitiva de Curtas. Durante o bate-papo, os realizadores responderam às diversas perguntas do público, sobre o processo de produção dos filmes, o trabalho dos atores, dentre outras curiosidades. À noite, o filme brasiliense “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queiroz, último filme da Mostra Bahia Afora, encerrou a noite.
O V Festival de Cinema Baiano, que segue acontecendo na cidade de Ilhéus, no Cine Santa Clara até o próximo sábado, dia 13 de junho, conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.
 Confira a programação completa de hoje e dos próximos dias do V FECIBA:
 QUINTA – 11/06
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 02
  • Exibição dos curtas: “Caminho de Pedra”, de Marcos Carvalho; “Materno”, de Alequine Sampaio e Ruy Dutra; “Noite de Baile”, de Artur Dias; “SeteOito”, de Luciana Lemos; “Tereza”, de Rezia Lopes.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Atualidades
  • Exibição do filme: “Guitarra Baiana”, de Daniel Talento
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 02
  • Reexibição dos curtas: “Caminho de Pedra”, de Marcos Carvalho; “Materno”, de Alequine Sampaio e Ruy Dutra; “Noite de Baile”, de Artur Dias; “SeteOito”, de Luciana Lemos; “Tereza”, de Rezia Lopes.
19:30 – Mostra Atualidades
  • Exibição do filme: “Revoada”, de José Umberto
SEXTA – 12/05
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
  • Exibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Retrospectiva
  • Exibição do filme: “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
  • Reexibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
19:30 – Mostra Atualidades
  • Exibição do filme: “A doce flauta da Liberdade”, de George Neri
SÁBADO – 13/06
Local: Cine Santa Clara
09h – Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, com a Profa. Dra. Inês Teixeira
14h – Mesa Redonda “Podemos!”, com Bertrand Duarte, Gleiciara Ramos, José Araripe Jr., Ramon Coutinho e Victor Aziz
19h – Cerimônia de Encerramento e Premiação da Mostra Competitiva de Curtas
20h – Mostra Retrospectiva
  • Exibição do filme: “Talento Demais”, de Edgard Navarro

*Programação sujeita a alteração

Acesse o site oficial do V FECIBA
Assessoria de Imprensa - ascom@feciba.com.br
Leonardo Bião – (71) 9995-5004 / (71) 3019-0277 / (73) 3211-1215

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...