quinta-feira, 14 de maio de 2015

Vereadores apoiam negociação entre professores e governo

A Câmara de Vereadores de Itabuna recebeu, nesta quarta-feira (13), representantes de professores da rede municipal e da Prefeitura, que se encontram em um impasse nas negociações da campanha salarial. A diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Itabuna (Simpi) tem defendido maior valorização da categoria e irá deliberar nesta sexta-feira (15) sobre o reajuste escalonado oferecido pela administração.


Segundo a professora Carminha Oliveira, presidente do Simpi, já houve sete rodadas de negociação até esta quarta-feira. Na véspera, o governo ofereceu reposição de 8%, sendo 5% retroativos a abril e 3% a incidir nos salários a partir do mês de novembro. Antes, a Prefeitura chegou a sinalizar a impossibilidade de conceder qualquer reajuste, levando os professores a deflagrar paralisação das atividades por 72 horas e indicativo de greve.

Diante do impasse, o vereador Júnior Brandão (PT) requereu a realização de audiência pública com a participação do sindicato e de membros do governo. Na reunião, no plenário da Câmara, as duas partes reiteraram suas posições: o Simpi exige um “reajuste digno” e a administração aponta insuficiência de recursos para fazer jus a essa despesa.

Os professores lembraram que em abril deste ano, a Câmara aprovou um remanejamento de 1,5% no orçamento do município, prevendo a destinação de R$ 7 milhões para a melhoria salarial do magistério. O Executivo, no entanto, não deu esta finalidade aos recursos. Um representante da Secretaria da Fazenda alegou que, além do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), a Prefeitura de Itabuna tem utilizado verba própria para arcar com os salários dos professores.


O vereador Jairo Araújo (PCdoB) propôs que a Câmara solicite informações detalhadas do governo, a fim de estudar possíveis soluções para o impasse. A formação de uma comissão de vereadores para dialogar com o prefeito Claudevane Leite foi sugerida por outros parlamentares, a exemplo de Ronaldo Geraldo (DEM) e José Silva (PSDB).

Da assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...