sábado, 9 de maio de 2015

Uesc integra a comissão para a construção do Consórcio de Saúde no Território Litoral Sul

A Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, representada pelo Pró-Reitor de Extensão, Alessandro Santana, oficializou, nesta quinta-feira, 7, o apoio institucional para a criação do Consórcio Público de Saúde do Litoral Sul (CPS-LS), que terá o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde em Itabuna e municípios circunvizinhos.
O Pró-Reitor de Extensão Alessandro Santana destacou que o Consórcio é um instrumento extremamente importante para a região, tendo em vista que “as políticas públicas mudaram, e a maneira legal e coerente para acompanhar esse desenvolvimento é apostar nesse instrumento intermunicipal, no qual os serviços e equipamentos serão compartilhados pelos municípios no seu entorno”, avaliou.

Para o presidente da Amurc/CDS-LS, Lenildo Santana, a participação da Uesc nesse processo será muito importante porque se trata de uma instituição que conhece as necessidades regionais e acredita na união das entidades para solucionar os problemas de saúde na região. “Nós tivemos um avanço na saúde, conseguimos liberar alguns procedimentos eletivos nos hospitais de Itabuna e nós estamos no segundo momento, que é, após a discussão do consórcio, retomar a ampliação dos serviços”.
A iniciativa atende a uma solicitação do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas. O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente, serão estendidas as demais unidades regionais.
A Comissão de criação do Consórcio está definindo uma agenda com o secretário de Saúde e de Relações Institucionais do Estado para, ainda esse mês, discutir a instalação de uma Policlínica na Região Cacaueira. O outro passo será de dar encaminhamento para que os municípios possam formar o contrato de rateio e de Protocolo de Intenções para a consolidação desse Consórcio.
O prefeito de Pau Brasil, José Alberto dos Santos Rocha declarou que, com a criação desse instrumento de gestão compartilhada e com a instalação da Policlínica, a população terá a solução para os serviços de diagnóstico de imagem, laboratório e atendimento de especialidade. “Por isso, temos pressa em fundar o Consórcio para não perder a oportunidade do que ratificou a fala do Governador Rui Costa no último encontro em Uruçuca, de que os 10 primeiros Consórcios serão contemplados com uma Policlínica”, lembrou o gestor.
Os trabalhos inerentes a criação do Consórcio Público de Saúde do Litoral Sul (CPS-LS) estão sendo conduzidos pela comissão eleita pelos gestores, compostas dos (as) prefeitos (as) dos municípios de: Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Coaraci, Uruçuca, Pau Brasil  e Barro Preto.
Por Vivine Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...