quarta-feira, 20 de maio de 2015

Projeto utiliza livro paradidático sobre Canaveiras nas escolas municipais


Em homenagem ao aniversário de emancipação político-administrativo de Canavieiras, comemorado no dia 25 de maio, diversas atividades de aprendizagem e de avaliação estão sendo promovidas nas escolas municipais, com o objetivo de conhecer um pouco mais os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais do município desde o seu desbravamento até os dias atuais. O objeto de estudo é o livro “Canavieiras - Terra Mater do Cacau”, que tem como autores Aurélio Schommer e o professor e historiador Durval França Filho.

A coordenadora pedagógica Soledade Paternostro explica que o livro está sendo trabalhado de forma interdisciplinar. “Desde o dia 11 estamos trabalhando o livro em diferentes áreas de conhecimento com alunos do Ensino Fundamental de nove anos. A avaliação se dará observando o interesse e a participação dos alunos na realização das propostas apresentadas e, como resultado do estudo, participaremos de um desfile representando os diferentes aspectos históricos da nossa cidade”, informa.


Segundo Soledade, o primeiro passo foi fazer um levantamento prévio dos alunos a partir de questões históricas do município. “Em seguida, os alunos assistiram a um filme sobre a cidade, respondendo às questões com o apoio do livro. As cores da bandeira, a letra do hino, entrevista com um morador antigo, palestras, entrevista com o prefeito, um vereador, secretários de Educação, Turismo e Cultura, passeio nos pontos turísticos, também fazem parte deste projeto”, relata.

O professor e historiador Durval França Filho – um dos autores – diz que o livro é resultado de um trabalho diferenciado na editoração de livros sobre história, pois se destina a um público mais amplo e especial – crianças, adolescentes, professore e adultos, de forma geral. “O livro é para ser observado na sua essência”, esclarece o professor Durval.

Para a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, o estudo sobre a história de Canavieiras é um marco histórico, pois vai proporcionar aos alunos aprender a história de sua cidade e descobrir quem foram os seus antepassados. “Conhecendo o passado, eles poderão pensar o próprio futuro”, ressalta a secretária.

“Canavieiras – Terra Mater do Cacau” – o livro é editado pela Editora Cultura Editorial, e os primeiros exemplares serão distribuídos entre os estabelecimentos de ensino das redes pública – estadual e municipal – e privada, Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, dentre outas instituições da comunidade.

Elaborado com textos, fotos e mapas, a formatação do livro tem como finalidade tornar a leitura mais atrativa e de fácil compreensão. Com informações bastantes diversificadas, Canavieiras é mostrada nos contextos históricos da política, economia, sociologia, antropologia, religião e cultura. O livro “Canavieiras – Terra Mater do Cacau” aborda, ainda, a riqueza da literatura, sua prosa e poesia; os símbolos oficiais da cidade, como brasão de armas e bandeira, além do Hino da Cidade.


Por - Walmir Rosário - (20-05-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...