quinta-feira, 14 de maio de 2015

Morre Consuelo Pondé, 81 anos, historiadora e presidente do IGHB.

Consuelo Pondé estava internada há 15 dias no Hospital Português
Consuelo Pondé estava internada há 15 dias no Hospital Português
A presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), historiadora Consuelo Pondé, morreu nesta quinta-feira (14), em Salvador, aos 81 anos, a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a historiadora Consuelo Pondé.

Ela estava internada há 15 dias no Hospital Português e o velório será realizado na sede do IGHB, no centro de Salvador, nesta quinta-feira no Instituto Geográfico e Histórico, no Centro Histórico.

Consuelo Pondé nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934. Além de presidente do IGBH, era membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Academia Baiana de Educação e Academia Portuguesa da História.

Como historiadora, a pesquisadora teve uma série de livros publicados: Portugueses e africanos em Inhambupe, 1750 (1977); Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru (1979); A imprensa revolucionária na Independência (1983); Os Dantas de Itapicuru (1987); além das crônicas Cortes no Tempo (1997) e A Hidranja Azul e o Cravo Vermelho (2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...