terça-feira, 26 de maio de 2015

MATANDO A NATUREZA, POEMA DE ANTONIO NUNES

ESSE POEMA FAZ PARTE DO MOVIMENTO PROL REVITALIZAÇÃO DO RIO CACHOEIRA QUE ORA ESTÁ MORRENDO, E TODOS ESTÃO CEGOS.

"Vendo a tragédia hídrica do meu rio, cheguei em instantes em casa e escrevi essas mal traçadas linhas, espelhando a minha tristeza!!!
Abraços,"

Matando a natureza!


                          Antonio Nunes de Souza*

Antes uma linda corrente
Uma transparente vertente
Que enfeitava nossa cidade.
Hoje um lixão abandonado
Num desprezo inigualado
Uma triste realidade!

Alcancei sua água transparente
Que me deixava contente
Nos meus banhos ao entardecer.
Vendo as lavadeiras ribeirinhas
Cantando belas suas modinhas
E vendo o sol se esconder!

Muitos peixes, pitus e camarões
Que matavam as fomes nas refeições
Além de uma renda aos pescadores.
Mas, com o passar do tempo
Não sinto nenhum alento
Somente meu coração em dores!

Ah! Meu rio Cachoeira!
Fizemos tanta besteira
Lhe deixando no abandono.
Hoje és um morto/vivo
Completamente inativo
Um pobre cão sem dono!

Sinto uma tristeza profunda
Vendo sua bacia imunda
E nada fazem em seu favor.
Transformaram sua linda imponência
Numa enorme e podre excrescência
Uma suja e triste poça de horror!

Ah! Meu rio Cachoeira! Que pena!
Quisera ver minha dor amena
Se aparecesse uma solução
Mas, pelo andar da carruagem
Com essa longa estiagem
Vais sumir da minha visão!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...