domingo, 24 de maio de 2015

"Folha de São Paulo" repercute JORNAL DA MÍDIA sobre o negócio dos primos Ricardo Pessoa e Eduardo Pessoa

As informações que circulam hoje indicam que Ricardo Pessoa, o dono da UTC e que doou dinheiro para as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa, trabalhou para emplacar seu primo Eduardo como diretor-executivo da Agerba. Os empresários de ônibus também influenciaram muito e defenderam o pleito junto ao então governador Jaques Wagner. Eduardo Pessoa já atuou como advogado de algumas empresas do setor de transporte itermunicipal.
As informações que circulam hoje indicam que Ricardo Pessoa, o dono da UTC e que doou dinheiro para as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa, trabalhou para emplacar seu primo Eduardo como diretor-executivo da Agerba. Os empresários de ônibus também influenciaram muito e defenderam o pleito junto ao então governador Jaques Wagner. Eduardo Pessoa já atuou como advogado de algumas empresas do setor de transporte itermunicipal.
A matéria do JORNAL DA MÍDIA, publicada com exclusividade no dia 19 de novembro de 2014 sobre o negócio do Aeroporto de Feira de Santanaenvolvendo os primos Ricardo Pessoa, empreiteiro e dono da UTC Engenharia, e Eduardo Herold Pessoa, diretor-executivo da Agerba, foi repercutida neste domingo (24) com grande destaque pelo jornal Folha de São Paulo. Assinada pelo jornalista João Pedro Pitombo, a reportagem confirmou todas as informações do JM e acrescentou detalhes envolvendo as duas partes.

Quando o JM estampou em manchete Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, é primo de diretor da Agerba e tem negócios na área, Eduardo Pessoa fez duas ligações para o repórter deste online: "Você vai ter que provar", afirmou Pessoa, gaguejando e em tom ameaçador. A imprensa da Bahia nada repercutiu, na época - como sempre acontece, aliás, quando o assunto envolve o Governo do Estado. Agora que a Folha também divulgou o escândalo, a "grande mídia local" deve reproduzir alguma coisa.

Primo e Amigo Pessoal - Ouvido agora pela Folha de São Paulo, Eduardo Pessoa não só confirmou a participação do primo Ricardo Pessoa no negócio do Aeroporto de Feira de Santana mas também disse ser ''amigo pessoal'' do dono da UTC, que cumpre prisão domiciliar, depois de passar 160 dias na cadeia em Curitiba por conta das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Ricardo é apontado como um dos líderes do esquema de corrupção montado na Petrobras.

O contrato do Aeroporto de Feira de Santana foi firmado em maio de 2013 entre a AFS (consórcio que inclui UTC e a empresa Sinart) e a Agerba, agência reguladora do governo da Bahia dirigida desde 2011 por Eduardo Harold Pessoa, primo do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Eduardo Pessoa foi nomeado para a diretoria da Agerba em 2011, pelo então governador Jaques Wagner (PT). No ano anterior, a UTC contribuiu com R$ 2,4 milhões na campanha do petista à reeleição.

A UTC ainda doou R$ 2,9 milhões em 2014 para a campanha do governador Rui Costa (PT), que manteve o primo de Ricardo Pessoa no cargo.

Ricardo teria indicado Eduardo para a Agerba - O que se comenta hoje é que o dono da UTC também teve influência em emplacar o primo como diretor da Agerba. Os empresários de ônibus do sistema de transporte intermunicipal também participaram da indicação.

Folha de São Paulo lembrou - e reforçou a denúncia do JORNAL DA MÍDIA - de que antes de assumir a Agerba Eduardo Pessoa era advogado de algumas empresas de ônibus. E mesmo assim foi dirigir uma agência que fiscaliza o setor de transporte.

Wagner é testemunha - Durante a Lava Jato, Ricardo Pessoa indicou o ex-governador como uma das suas testemunhas. O argumento dado pelo advogado Alberto Toron foi que Wagner conhecia bem o seu cliente. O depoimento acabou não ocorrendo.

As informações que circulam hoje indicam que Ricardo Pessoa, o dono da UTC e que doou dinheiro para as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa, trabalhou para emplacar seu primo Eduardo como diretor-executivo da Agerba. Os empresários de ônibus também influenciaram muito e defenderam o pleito junto ao então governador Jaques Wagner. Eduardo Pessoa já atuou como advogado de algumas empresas do setor de transporte intermunicipal.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...