quarta-feira, 29 de abril de 2015

Será que Ricardo Pessoa ainda vai abrir o bico depois de solto?

O baiano Ricardo Pessoa foi capa da VEJA em fevereiro. E agora, solto, será que ele vai falar o que prometeu?
O baiano Ricardo Pessoa foi capa da VEJA em fevereiro. E agora, solto, será que ele vai falar o que prometeu?
O empreiteiro baiano Ricardo Pessoa, da UTC, deve retomar as conversas com o Ministério Público para fechar acordo de delação premiada na Lava Jato, segundo informa nesta quarta-feira (29) o jornal Folha de São Paulo. A diferença agora é que, fora da cela, ele poderá negociar submetido a uma pressão menor. Ricardo Pessoa é apontado como líder do cartel de empreiteiras envolvidas com o esquema de corrupção da Petrobras.

Após cinco meses e meio presos no Paraná, Ricardo Pessoa e mais oito empreiteiros investigados na Operação Lava Jato serão transferidos para o regime de prisão domiciliar, segundo decidiu ontem o Supremo Tribunal Federal. Eles terão de usar tornozeleira eletrônica, além de entregar os passaportes.

O jornal O Globo, de hoje, por sua vez, informa que a decisão do STF estremeceu o comando da Operação Lava-Jato, pois a manutenção das prisões preventivas acabava forçando os executivos das empreiteiras a aceitar os benefícios da delação premiada.

Nova Estratégia - Os investigadores, segundo O Globo, se recusaram a comentar publicamente a decisão, mas já admitem a necessidade de mudar de estratégica na condução da operação. O principal temor é que a decisão desestimule novas delações. Um dos investigadores comparou a decisão da Corte a um daqueles lances que mudam o jogo para quem estava ganhando.

— Ficou mais difícil eles trazerem novas revelações. Antes, a liberdade era um trunfo que a gente tinha para convencê-los a falar mais. Agora, teremos que repensar — admitiu.

Os procuradores assumiram uma postura de reclusão total após o veredito. Assim que a decisão foi proferida, reuniram-se a portas fechadas para avaliar o impacto. A conclusão é de que as novas delações agora “sairão mais caras”. O Ministério Público Federal estaria mantendo conversas com, pelo menos, dois acusados para fechar novos acordos de colaboração. Um deles seria o próprio Ricardo Pessoa, considerado peça-chave no esquema do cartel.

Investigadores criticam - Já a revista VEJA diz que a soltura dos executivos de empreiteiras presos na Operação Lava Jato foi criticada reservadamente pelos investigadores do caso. Policiais federais e procuradores da República ainda tinham esperança de fechar um acordo de delação premiada com o presidente e sócio da UTC, Ricardo Pessoa, negociado desde dezembro.

"Era uma chance importante de acelerar as investigações sobre políticos com foro privilegiado, como o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de esclarecer como o empresário injetou 10 milhões de reais na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, como revelou VEJA. Até o presidente e sócio da OAS, Léo Pinheiro, cogitava fazer uma delação premiada se não fosse beneficiado nesta terça-feira com a prisão domiciliar.

Investigadores admitem que a libertação de Pessoa, Pinheiro e outros sete executivos acaba com as chances de novos acordos de delação entre empreiteiros. O temor é que a decisão do STF, com voto favorável de três ministros e oposição de dois, seja ampliada para outros réus em situação semelhante, com a prisão decretada pelo risco de fuga e de obstrução às investigações.

Pessoa financiou campanha de Wagner, segundo a VEJA - Em sua edição de 25 de fevereiro deste ano, Ricardo Pessoa foi capa da VEJA. Segundo a publicação, o engenheiro baiano dono da construtora UTC e coordenador do cartel de empreiteiras no esquema de corrupção da Petrobras, fez chegar à redação um resumo do que estaria pronto a revelar à Justiça caso seu pedido de delação premiada seja aceito:

1) O esquema organizado de cobrança de propina na Petrobras foi montado em 2003, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, então amigo do empreiteiro. O operador era o tesoureiro do PT Delúbio Soares, réu do mensalão.

2) A UTC financiou clandestinamente as campanhas do hoje ministro da Defesa, Jaques Wagner, ao governo da Bahia em 2006 e 2010. A campanha de Rui Costa, em 2014, também foi financiada com dinheiro desviado da Petrobras.

3) A empreiteira ajudou o ex-ministro e mensaleiro petista José Dirceu a pagar despesas pessoais a partir de simulação de contratos de consultoria. Dirceu recebeu 2,3 milhões de reais da UTC somente porque o PT mandou.

4) O presidente petista da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, sempre soube de tudo.

5) Em 2014, a campanha de Dilma Rousseff e o PT receberam da empreiteira 30 milhões de reais desviados da Petrobras.

Ricardo Pessoa pode demonstrar que esse dinheiro saiu ilegalmente da estatal, através de contratos superfaturados, e testemunhar que o partido conhecia a origem ilícita. Também pode contar que o esquema de propinas foi montado pelo PT com o objetivo declarado de financiar suas campanhas eleitorais.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...