sexta-feira, 17 de abril de 2015

Reunião definiu ações para a criação do Consórcio de Saúde

Durante a reunião de análise do Protocolo de Intenções para a construção do Consórcio Público de Saúde, nesta sexta-feira, 17, prefeitos que integram a comissão organizadora realizaram uma análise do documento para ser apresentado aos demais gestores que farão parte do Consórcio. Assim que for criado, o instrumento público terá o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde em Itabuna e municípios circunvizinhos.

Na etapa inicial de constituição do Consórcio, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana explica que o grande objetivo da reunião foi de aprimorar os conhecimentos contidos no Protocolo de Intenções, para serem discutidos com os associados que vão compor o instrumento público. “A finalização desse processo ocorre mediante aprovação em Assembleia Geral. Então, tomamos conhecimento do que está sendo proposto, para que, depois, a gente possa discutir com as partes integrantes do processo”.
A iniciativa atende a uma solicitação do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas. Para a prefeita de Coaraci, Josefina Castro o consórcio será uma grande solução para os municípios pequenos, porque o atendimento será de acordo o número da população, com uma gestão participativa e democrática. “Acreditamos que seja a grande solução para que os serviços de atendimento de maior complexidade sejam melhores destinados a nossa população”.
O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente, serão estendidas as demais unidades regionais. A proposta foi apresentada em um momento importante para os municípios baianos do Sul da Bahia, que junto a Amurc buscam aumentar a oferta de serviços na área de saúde, ao mesmo tempo em que precisa equilibrar as finanças municipais.
Além dos prefeitos de Coaraci e Ibicaraí, estiveram presentes o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, de Itajuípe Gilka Badaró, de Maraú Maria das Graças, Pau Brasil José Alberto, além dos secretários de saúde de Itabuna, Eric Ettinger, de Maraú Juliana Lemos e de Ilhéus José Antônio Ocké.
Por -  Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...