segunda-feira, 6 de abril de 2015

Comerciantes estão satisfeitos com o Festival Gastronômico de Canavieiras


Os proprietários de restaurantes do Sítio Histórico de Canavieiras ainda comemoram os resultados positivos do Festival Gastronômico promovido por ocasião da Semana Santa. Para eles, turistas e nativos responderam positivamente a proposta apresentada pelos restaurantes durante o feriadão da Páscoa, com o apoio da Prefeitura de Canavieiras.

Com realização prevista para os dias 3 e 4 (Sexta-Feira Santa e Sábado da Aleluia), o Festival Gastronômico foi prorrogado para o domingo (5), diante do sucesso do evento. “Este primeiro ano foi muito bom para ganharmos know-how e já vamos nos reunir para planejarmos o próximo festival”, diz Carlos Le Poivre.


Embora tenha havido um contratempo na Sexta-Feira Santa com a falta de energia das 13 às 19 horas e a chuva fina que caiu no período da noite, o Festival Gastronômico foi considerado positivo. No sábado (4), o calçadão da Felinto Melo, onde estão localizados os restaurantes, ficou lotado de clientes.

Além das delícias da gastronomia canavieirense e internacional, o público presente se encantou com a música ao vivo, na sexta-feira com a apresentação de Felipe Barbosa (voz e violão), e sábado Morena Flor e Iara Silva. No domingo – prorrogação do Festival Gastronômico – se apresentaram Sílvio Márcio e a “canja” de Ely Marques.

Cada um dos oito restaurantes que participaram do Festival Gastronômico destinou dois pratos especiais para o festival. Basta ao cliente adquirir um cupon individual por R$ 25,00, para ter direito a escolher um dos pratos. Se por acaso o cliente não quiser uma das opções apresentadas, poderia escolhar um dos pratos do cardápio de cada um dos restaurantes.

 Prefeito Almir Melo assina Termo de Compromisso 


O prefeito Almir Melo participou, na última semana, em Salvador, do lançamento e assinatura do Termo de Compromisso do programa “Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação”, do Governo da Bahia. O evento reuniu 309 prefeitos e representantes dos municípios baianos para apresentar as propostas do projeto, que visa a melhoria da qualidade da educação na Bahia, a partir da formação de uma rede que envolve uma parceria entre prefeitos, educadores, alunos e empresários.

Na ocasião, o prefeito Almir Melo ressaltou a importância da integração entre a família e os educadores para a formação do caráter dos jovens, que devem receber a motivação dessas duas “instituições”. Para ele, o processo só se dá de forma correta quando há o acompanhamento das duas partes, conjugando esforços para transmitir e facilitar aos educandos o conhecimento durante o aprendizado.

O projeto é baseado em cinco vertentes: colaboração entre estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas. A secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Anjos, afirma que é o desenvolvimento da educação um compromisso do Governo da Reconstrução e que os esforços e as ações empreendidas demonstram o cumprimento do papel do Município para oferecer um ensino cada vez mais de qualidade.

O governador Rui Costa afirmou, durante a cerimônia, que a preocupação é garantir a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Além disso, que todas as crianças e jovens estejam na escola com o desempenho adequado à série em que se encontram. Com isso, ainda de acordo com a gestão estadual, a expectativa é de que os indicadores de desempenho das escolas no estado sejam elevados significativamente até 2018.

Uma série de ações foram listadas para o chamado eixo I, tais quais: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologia, aula 100% e Currículo Bahia.

Foram estabelecidas que metas e indicadores vão ter de ser cumpridos e haverá uma premiação para professores da rede estadual, municípios e escolas que tiverem melhores resultados, sendo que municípios que tiverem mais destaque serão contemplados com recursos e obras na área de educação e na área cultural. “A educação é prioridade no Governo da Reconstrução e devemos, certamente, avançar e melhorar ainda mais os nossos índices”, concluiu Almir.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...