terça-feira, 14 de abril de 2015

Capacitação orientou empresários e profissionais liberais para a melhor tributação

Integrando as atividades da Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae, empresários, contadores e profissionais em geral foram capacitados nesta segunda-feira, 13, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). A palestra foi direcionada para as alternativas de recolhimento de tributos para a empresa, dentre elas, Simples Nacional, Lucro Real e Presumido.
A capacitação é uma das ações realizadas pelo Sebrae, que, em parceria com a ACI tem promovido atividades para atualização de conhecimentos da classe empresarial e profissionais liberais. “Ações como esta, permite o profissional planejar ações de forma organizada na área fiscal e contábil, e, junto aos contadores, buscar a melhor alternativa de tributação”, declarou o presidente da ACI, Luiz Ribeiro.

De acordo com o consultor e instrutor do Sebrae, José Luiz Lago dos Santos, é preciso verificar exatamente qual opção compensa mais, uma vez que, quanto maior o valor da despesa (que se permite abater do cálculo) mais vantajoso é o Lucro Real, pois no final acaba se pagando menos de PIS e Cofins. Por outro lado, para uma empresa com margens maiores (ou seja, poucas despesas) o Lucro Presumido passa a ser uma melhor opção.
Este último é o caso do empresário itabunense Eduardo Carqueija Júnior, que é optante do Lucro Presumido, tendo em vista que as despesas da sua empresa não justifica optar pelo Lucro Real. “Antes de optar pela tributação, realizei um planejamento das atividades desenvolvidas pela empresa, e junto ao contador defini a melhor forma de tributação”, explicou.
Para o contador Thales Oliveira Sena, a palestra trouxe temáticas interessantes para a realidade da classe empresarial. Segundo ele, há uma necessidade de provocar a classe para refletir sobre outras formas de tributação, além do Simples Nacional. “As vezes a empresa tem potencial para crescer, mas ficam retraídos para não ultrapassar o faturamento de até R$ 3,6 milhões/ano, já pensando nos encargos”, revelou.
 Por ´Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...