Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

quinta-feira, 12 de março de 2015

São Desidério é destaque no PIB agrícola da região oeste da Bahia e do Brasil

Pesquisas mostram que São Desidério é um dos quatro municípios mais bem sucedidos do Oeste, tendo sua economia baseada fundamentalmente na agropecuária, que corresponde por 69,2% do PIB municipal. O município tem a maior área territorial plantada no país e é o maior produtor de algodão do Brasil.

O Oeste Baiano cresce e impulsiona o desenvolvimento da economia do estado. Nos 24 municípios da região estão concentrados 34,2% do PIB agropecuária da Bahia. “A concentração de riqueza que tem em São Desidério é grande, uma vez que o município detém o maio PIB agropecuário do país, com R$ 1,1 bilhão, em 2014”, disse o professor de Economia e coordenador de estatística da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia), Urandi Freitas.

A segunda cultura mais importante da região Oeste é o algodão. O município de São Desidério é o maior produtor de algodão do Brasil, com 12,4% da produção nacional segundo o IBGE, e também o que mais produz algodão no Oeste em 2013. Com quase 600 mil hectares plantados, o município é conhecido mundialmente pelo o volume de grãos produzidos e  pela qualidade do algodão,
Segundo a Associação dos Agricultores e irrigantes da Bahia-AIBA o município de São Desidério para safra 2014/2015 está com uma área de produção de 350 mil hectares para soja, 110 mil hectares para o algodão e 74 mil hectares para milho, dentre outras culturas.
"O município vem investindo muito para dar condições aos produtores de viabilizar sua produção, a exemplo da parceria para melhorias das estradas vicinais, que vem possibilitando uma boa trafegabilidade no escoamento da produção e dos insumos agrícolas, como também  uma gestão ambiental de forma proativa com uma equipe multidisciplinar com trabalho intensivo nas ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental para garantir a sustentabilidade, que permite a geração de receita, que vem possibilitando o poder publico realizar investimentos em demais áreas.” assegurou o prefeito Demir Barbosa.
Por: Diego Souza/Fonte: IBGE e Correio Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário: