quinta-feira, 12 de março de 2015

São Desidério é destaque no PIB agrícola da região oeste da Bahia e do Brasil

Pesquisas mostram que São Desidério é um dos quatro municípios mais bem sucedidos do Oeste, tendo sua economia baseada fundamentalmente na agropecuária, que corresponde por 69,2% do PIB municipal. O município tem a maior área territorial plantada no país e é o maior produtor de algodão do Brasil.

O Oeste Baiano cresce e impulsiona o desenvolvimento da economia do estado. Nos 24 municípios da região estão concentrados 34,2% do PIB agropecuária da Bahia. “A concentração de riqueza que tem em São Desidério é grande, uma vez que o município detém o maio PIB agropecuário do país, com R$ 1,1 bilhão, em 2014”, disse o professor de Economia e coordenador de estatística da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia), Urandi Freitas.

A segunda cultura mais importante da região Oeste é o algodão. O município de São Desidério é o maior produtor de algodão do Brasil, com 12,4% da produção nacional segundo o IBGE, e também o que mais produz algodão no Oeste em 2013. Com quase 600 mil hectares plantados, o município é conhecido mundialmente pelo o volume de grãos produzidos e  pela qualidade do algodão,
Segundo a Associação dos Agricultores e irrigantes da Bahia-AIBA o município de São Desidério para safra 2014/2015 está com uma área de produção de 350 mil hectares para soja, 110 mil hectares para o algodão e 74 mil hectares para milho, dentre outras culturas.
"O município vem investindo muito para dar condições aos produtores de viabilizar sua produção, a exemplo da parceria para melhorias das estradas vicinais, que vem possibilitando uma boa trafegabilidade no escoamento da produção e dos insumos agrícolas, como também  uma gestão ambiental de forma proativa com uma equipe multidisciplinar com trabalho intensivo nas ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental para garantir a sustentabilidade, que permite a geração de receita, que vem possibilitando o poder publico realizar investimentos em demais áreas.” assegurou o prefeito Demir Barbosa.
Por: Diego Souza/Fonte: IBGE e Correio Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas traz prejuizos em Itabuna

Prefeitura de Itabuna avalia áreas de risco depois de quase 100 milímetros de chuva s A  Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da D...