sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeito de Ilhéus decreta luto oficial pela morte do escritor Hélio Pólvora

Jornalista Hélio Polvora
Decreto foi assinado considerando os grandes serviços prestados pelo autor à cultura da cidade
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decretou luto oficial de três dias no município pela perda do escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora, que faleceu na madrugada desta quinta-feira, 26, em sua casa, na capital baiana, vítima de um câncer. O gestor foi especialmente a Salvador presenciar a cerimônia de cremação do autor.

Pólvora publicou mais de vinte livros em sua trajetória como escritor e ensaísta. O luto foi decretado levando em consideração os grandes serviços prestados pelo escritor, natural de Itabuna, à cultura de Ilhéus. Além de imortal das Academias de Letras de Ilhéus, da Bahia e do Brasil, Pólvora foi o quinto presidente da extinta Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), nos dois últimos mandatos do prefeito Jabes Ribeiro.
À frente do órgão, fomentou o setor cultural com a inauguração da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, então sediada no antigo Grupo Escolar de Ilhéus; criou o Arquivo Público João Mangabeira, onde promoveu o recolhimento, seleção e catalogação de documentos oficiais; inaugurou a Casa de Cultura Jorge Amado, com a presença do escritor e de seus familiares; e idealizou a Semana de Jorge Amado de Cultura e Arte. Fundador do jornal A Região, ao lado do falecido Manuel Leal, ele também foi cronista do jornal A Tarde.
Da - Secretaria de Comunicação Social – Secom.-Ilhéus 

AMURC:
NOTA DE PESAR

Em nome dos municípios que compõem a Região Cacaueira, a Amurc e o CDS-LS lamentam o falecimento do escritor, jornalista e crítico literário, Hélio Pólvora, ocorrido na madrugada desta quinta-feira-feira, 26. Natural de Itabuna – sul da Bahia, o contista deixa um legado importante para a literatura brasileira através das suas obras de ficção.
Que Deus possa confortar os familiares e amigos neste momento de perda irreparável.

AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Centro - Itabuna/BA
(73) 3613-5114 / 8833-5144 / 9140-2377

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...