sábado, 14 de março de 2015

Novos recursos garantidos pelo Governo do Estado para a saúde de Itabuna

      
Eric Ettinger, Sec. de Saúde de Itabuna 
  Fruto de uma intensa e prolongada negociação, a garantia do aporte de R$ 1 milhão para contratação direta de prestadores de serviço do SUS, como a Santa Casa de Misericórdia, representam um alívio para a Prefeitura de Itabuna tranquiliza não apenas a administração municipal, como também clínicas e hospitais que atendem à população, que é, finalmente, quem mais ganha com a decisão do Governo do Estado. Essa é a opinião do prefeito Claudevane Leite que afirma estar grato pelo interesse demonstrado pelo governador Rui Costa e pelo empenho dos secretários estaduais de Relações Institucionais – Serin, Josias Gomes, e da Saúde, Fábio Villas-Boas.


Para o prefeito, o governador deu uma demonstração de que vai cumprir o que afirmou na campanha, de que terá os olhos voltados para Itabuna. “Rui disse que Itabuna poderia desafiá-lo e que ele responderia positivamente, com a atenção e o respeito que a cidade merece. Ter dado as garantias e autorizado o aumento do valor destinado ao funcionamento do sistema público de saúde em Itabuna, uma reivindicação que a gente vem fazendo desde novembro de 2013, é uma comprovação de que o governador está disposto a ajudar o município”, afirma Vane.

Além do valor definido para pagamento direto às instituições, a Secretaria Saúde da Bahia – Sesab, deverá autorizar nos próximos dias o repasse de um valor a mais para o Hospital de Base. “A atitude do secretário Fábio Villas-Boas nos deixa muito seguros de que a saúde de Itabuna está sendo vista com outros olhos pelo governo estadual. Estivemos com ele várias vezes, sempre com o apoio de Josias Gomes e os dois deram celeridade à orientação do governador. Com os novos valores autorizados, os recursos para o funcionamento da Plena chegaram a um patamar satisfatório. Claro que a saúde é uma área complexa, muito demandada e que sempre vai exigir mais dinheiro investido, mas hoje podemos dizer que o aumento dos recursos nos tranquiliza”, ressaltou Vane.

O prefeito cita o caso da Maternidade Mãe Pobre que passa por dificuldade histórica, em razão do baixo valor pago pelo Ministério da Saúde pelos procedimentos realizados na maternidade, mas que agora pode respirar mais aliviada graças à decisão da Secretaria Municipal de Saúde de repassar uma cota extra de R$ 80 mil mês, retroativa a 1º de março. O acordo foi firmado em reunião na quarta-feira passada, entre o secretário da Saúde, Eric Ettinger, e a direção da Mãe Pobre. “Nós sempre priorizamos a maternidade, o Cemepi - que também vai receber um valor extra -, o Manoel Novais, o Calixto Midlej Filho, o Hospital de Base e até o São Lucas e o São Judas, que nunca tiveram alteração de suas cotas nem ficaram sem receber da Prefeitura, mas, infelizmente o São Lucas suspendeu atendimentos pelos SUS e o São Judas, fechou as portas por dificuldades financeiras que se acumularam ao longo dos anos”, explica o prefeito de Itabuna.

Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...