segunda-feira, 9 de março de 2015

Lutas das mulheres são destacadas na entrega da Comenda Otaciana Pinto em Itabuna

As lutas das mulheres para conquistar novos espaços na sociedade foram destacadas durante a cerimônia anual de entrega da Comenda Otaciana Pinto, realizada em Itabuna neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher. A honraria lembra a trajetória de Dona Otaciana Pinto, professora, parteira e vereadora que se destacou na cidade durante o século passado.

A comenda foi entregue a 21 mulheres reconhecidas por sua contribuição à sociedade local, nas mais diversas áreas. Entre as homenageadas, havia professoras, profissionais de saúde, advogadas, servidoras públicas, empresárias e líderes comunitárias. “Falar da mulher é retratar uma história de lutas e conquistas”, resumiu em seu discurso o presidente do legislativo municipal, vereador Aldenes Meira (PCdoB). Ele observou que a mulher superou desafios e quebrou tabus “no mercado de trabalho, na política e na família”.

As conquistas da mulher foram também destacadas pela vereadora Valéria Morais (PSC), que falou como uma das representantes femininas na Câmara. Pelas homenageadas, quem discursou foi a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro.
Fizeram parte da mesa da cerimônia, além do presidente da Câmara, o primeiro-secretário do legislativo, Antônio Cavalcante (PMDB), e o segundo-secretário Ailson Sousa (PRTB). Complementaram a formação as duas vereadoras do município, Valéria Morais e Carmem do Posto Médico (Pros); o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior (PCdoB); o promotor público Alan Góes, que representou o Ministério Público Estadual; e o vereador Ruy Machado (PTB), na condição de ex-presidente da Câmara.
Compuseram a relação de homenageadas as senhoras: Dinalva Melo do Nascimento (secretária municipal de Educação), Noélia Lima Souza (professora), Luzia Lima Silva (servidora pública), Rosimeire dos Santos Guerra (professora e gestora escolar), Maria de Lurdes Matos (assistente social), Nereiba Xavier dos Santos (enfermeira), Delce Sacramento Borges (professora e advogada), Suely das Neves Santos (sindicalista), Maria Auxiliadora Valgueiro Costa Silva (assistente social), Miralva Moitinho Sousa (professora e gestora escolar), Maria das Graças Torres (advogada), Adélia Pinheiro (médica e reitora da Uesc), Maria da Paz (líder comunitária), Maria Iêda Rocha Pinho (empresária), Marly Costa Antunes (empresária), Viviane Ferreira de Souza (enfermeira), Maria Laura de Oliveira Gomes (professora e advogada), Valdenice Carvalho de Jesus Menezes (empresária), Maria Raimunda de Jesus Nascimento (servidora pública), Maria das Graças Garcia Machado (professora) eJúvia Gualberto Dantas (professora e desportista).
 Da Assessoria de Comunicação Social | @ascom/cmvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...