quarta-feira, 11 de março de 2015

Logística na Saúde de Canavieiras faz vacinação melhorar o índice


O planejamento na área de logística de transportes implantado o ano passado pela Secretaria da Saúde e Saneamento da Prefeitura de Canavieiras resolveu um dos problemas antigos de imunização na área rural. Pela primeira vez, o índice de vacinação antirrábica atingiu o percentual de 83%, quando até 2012 não conseguiu chegar aos 60% de imunização.

Segundo a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, os resultados foram objeto de estudos, que apontaram para a maximização dos recursos materiais e profissionais disponíveis. “Com isso, passamos a realizar o transporte da equipe médica em conjunto com os agentes da saúde, num veículo maior, o que permitiu a solução de um grave problema”, ressalta Roberta.


Para o diretor administrativo do Hospital Régis Pacheco, Lourival Nunes, o atendimento da saúde no interior é bastante complexo, principalmente em Canavieiras, onde o município possui grande extensão de terras. “São muitos povoados e toda a zona rural para atender, o que ainda fica mais difícil no período chuvoso”, relata o diretor.

A solução encontrada pela Secretaria da Saúde – que realiza o atendimento médico e de enfermagem no interior em dois dias por semana – foi incluir no mesmo roteiro a visita dos agentes de saúde e de vigilância epidemiológica. Para isso, foi destacado um veículo com capacidade de levar mais passageiros, equacionando o problema.

Atualmente duas equipes médicas fazem o atendimento médico e de enfermagem do interior do município, serviço que é ampliando com o atendimento do Programa Bolsa Família, incluindo a pesagem das crianças. O serviço é inédito em Canavieiras, e as pessoas somente se deslocam para o atendimento nas unidades de saúde e no hospital em casos de urgência ou emergência.

Para facilitar o deslocamento dos pacientes do interior, o prefeito Almir Melo destinou uma ambulância para Perelândia, sob os cuidados do administrador do povoado. De acordo com o prefeito, em outros locais também serão facilitados os deslocamentos e ou implantadas unidades de saúde.

Da assessoria-(11-03-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...