quinta-feira, 5 de março de 2015

Gabrielli é convocado para depor na CPI da Petrobras

Gabrielli ex-presidente é convocado para depor na CPI da Petrobras

Dilma autografa macacão de Gabrielli. Ao fundo, Graça Foster parece não aprovar.  Os dois ex-presidentes da estatal vão ter que depor.  A foto é da Petrobras.
Dilma autografa macacão de Gabrielli. Ao fundo, Graça Foster parece não aprovar. Os dois ex-presidentes da estatal vão ter que depor. A foto é da Petrobras.
A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (5) a convocação do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco. Segundo o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), a intenção é ouvi-lo já na próxima terça-feira, quando o colegiado deverá se reunir novamente. Foram aprovados também depoimentos de ex-presidentes da Petrobras] José Sérgio Gabrielli, Graça Foster, os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque, o doleiro Alberto Youssef e o ex-gerente Pedro Barusco.

Em seu depoimento de delação premiada, Barusco acusou o PT de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina oriunda de contratos da estatal. Ele afirmou que os valores se referem a propina em 90 contratos da Petrobras com grandes empresas fechados entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O relator da comissão, Luiz Sérgio (PT-RJ), em seu plano de trabalho, chegou a propor que, antes, fossem convocados os ex-presidentes da Petrobras José Sergio Gabrielli e Graça Foster.
No entanto, diante da resistência da oposição, ele acabou cedendo e disse que não se oporia em inverter a pauta. “A ordem dos fatores não altera os produtos”, afirmou o relator.

Barusco atualmente está preso em regime domiciliar. O presidente da comissão observou que existe um ato da Mesa Diretora da Câmara, de 2006, que veda a oitiva de presos nas dependências da Casa e que o assunto precisaria ser discutido com a polícia legislativa.

Foram aprovadas ainda as convocações de Gabrielli e Graça Foster, além das dos ex-funcionários da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas.
A ida de Barusco à CPI dependerá de autorização judicial. “Iremos primeiro oficiar o juiz que tem a tutela, já que ele cumpre prisão domiciliar, para que ele autorize a vinda”, explicou o presidente da CPI. Para ele, o depoimento de Barusco poderá ser “esclarecedor”. (Informações G1 Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...