quinta-feira, 12 de março de 2015

Deputada solicita informações sobre os investimentos na saúde em Ilhéus

Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas Boas, participou na manhã desta quarta-feira(11) de uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para tratar da criação do Programa de Estruturação de Consórcios Interfederativos de Saúde do Estado da Bahia (PROCIS/BA). Na oportunidade, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), solicitou informações sobre os investimentos na melhoria das instalações e do atendimento do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, e também sobre a construção do Hospital Regional da Costa do Cacau
.

Com relação ao novo Hospital Regional, o secretário informou à deputada estadual Ângela Sousa que o resultado do processo licitatório para contratação da construtora que vai construir a primeira etapa já foi divulgado e as obras deverão ser iniciadas em muito breve. O novo hospital será construído às margens da rodovia Ilhéus/Itabuna (BA-415), com capacidade de atendimento médico- hospitalar de média e alta complexidade, em urgência e emergência, e também com internamentos. Na primeira etapa, terá 150 leitos, e, na segunda, passará para 330, inclusive com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), observação, internamento, assim como salas de cirurgias, possibilitando atender um público estimado em 780 mil pessoas.

Ângela Sousa também agradeceu e parabenizou o Governo do Estado pela implantação dos serviços de cardiologia que serão disponibilizados a população na Santa Casa de Ilhéus, com aporte de recursos da ordem de mais de R$ 350 mil por mês. O secretário de Saúde ressaltou que sabe do empenho da deputada estadual na busca por um melhor atendimento para a população, sobretudo para os mais carentes, e da preocupação com seu município e que em breve fará nova visita à Ilhéus para acompanhar os serviços. Ele disse ainda que não medirá esforços para juntos ajudar a melhorar a saúde na região e na Bahia.


Sobre os Consórcios Intermunicipais de Saúde(CIS) o secretário informou que consistem em uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos que se associam para gerir e para prover conjuntamente serviços de saúde à população, otimizando e racionalizando o uso dos recursos públicos. O objetivo dos consórcios é ampliar os serviços especializados oferecidos aos usuários do SUS, racionalizando e economizando recursos. Ainda na reunião foi informado que será realizado um encontro na União das Prefeituras da Bahia(UPB), no próximo dia 20 de março, onde a Secretaria de Saúde irá também explanar o Programa para que os prefeitos fiquem cientes da importância dos consórcios.

Por - Edy Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...