quarta-feira, 4 de março de 2015

Canavieiras prepara comemoração em homenagem ao Dia da Mulher

 

Com o tema “Mulher canavieirense em primeiro lugar”, uma vasta programação foi preparada pela Prefeitura de Canavieiras, em uma ação conjunta das secretarias de Educação, Saúde e Cultura, para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. O evento será na próxima sexta-feira (6), a partir das 16 horas, na Praça Maçônica, e contará com palestras, atividades recreativas, apresentações e sorteio de brindes.

Homenagear, valorizar e promover um momento de diversão para as canavieirenses. A secretária da Saúde, Roberta Barros, explica que a intenção é promover um momento de reflexão sobre o papel da mulher, integração e descontração entre todas as canavieirenses. "Organizamos uma programação diversificada para homenagear as mulheres de Canavieiras, como também estamos fazendo um trabalho de conscientização quanto ao combate à violência, serviços de saúde. Iremos intensificar as ações de promoção à saúde neste mês, mas lembrando que durante todo o ano temos a preocupação de oferecer a melhor e mais adequada assistência”, disse.
Bahia Pesca vem a Canavieiras veja abaixo


Na programação constam mensagem de boas vindas, apresentação de ginástica, palestra sobre saúde da mulher, orientações sobre saúde bucal (com aplicação de flúor), apresentação teatral, sorteio de brindes, apresentação de capoeira, apresentação de poesia, palestra sobre o programa Bolsa Família, apresentação musical com as mulheres da Lira do Comércio e da 2 de janeiro, apresentação de balé e música com alunos da Rede Municipal de Ensino e distribuição de rosas. O evento será finalizado com um show musical (voz e violão) de Wagner e Duda.

O prefeito Almir Melo destaca a importância da mulher não só na formação do lar, como também na vida profissional. Segundo ele, a evolução da mulher é visível. “Na nossa administração contamos com mulheres valorosas em todos os âmbitos, essenciais para melhorar a qualidade de vida da população da nossa população”, disse o prefeito, ressaltando que a homenagem é mais do que justa pelo que a mulher representa para sociedade

A data - O dia 8 de março ficou marcado na história das mulheres desde o ano de 1857, devido ao fato de que nesse ano um grupo de mulheres operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve reivindicando por melhores condições de trabalho. Mas a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Desde então, essa data foi escolhida para não só prestar homenagens a essas tecelãs, mas para que as mulheres do mundo inteiro reflitam sobre o seu papel na sociedade e sobre o que elas representam hoje.

 Bahia Pesca vem a Canavieiras

Uma comitiva da Bahia Pesca integrada pelo seu presidente, Dermival Oliveira Filho e o diretor Administrativo e Financeiro, Romualdo Pereira, vem a Canavieiras nesta quinta-feira (5), onde se encontra com o prefeito Almir Melo. Ainda compõe a comitiva o Chefe de Gabinete do Vice-governador João Leão, Carlos Costa, que já exerceu o cargo de Secretário Especial do Portos da Bahia.

Segundo o prefeito Almir Melo, em Canavieiras, os dirigentes irão entregar a documentação e os motores dos barcos doados anteriormente à Associação dos Pescadores e Marisqueiras e Moradores da Atalaia (Apema). Outro compromisso da comitiva é verificar as condições da entrada da barra, por onde entram as embarcações para atracar no Porto de Canavieiras.
A Associação de Pescadores, Marisqueiros e Moradores da Atalaia, recebeu, em outubro passado, a doação de seis embarcações de fibra de vidro. A ação faz parte do Projeto Renovar da Bahia Pesca, Governo do Estado, que visa substituir os barcos de madeira atuais por embarcações mais leves, velozes, seguras e confortáveis.

A doação dos seis barcos de fibra de vidro teve a intermediação da Prefeitura de Canavieiras junto ao governador Jaques Wagner, que autorizou a Bahia Pesca a realizar o convênio com a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Moradores da Atalaia. Segundo o prefeito Almir Melo, o objetivo é, com os barcos novos, aumentar a produção, produzindo mais comida e renda para centenas de famílias.
Informa o presidente Associação de Pescadores, Marisqueiros e Moradores da Atalaia, Almir Santos Glória, que os barcos substituirão os barcos de madeira, pesados e antigos. Segundo ele, todas as seis embarcações serão utilizadas pelos associados, através do agendamento de datas de saída e chegada, no sentido de atender, de forma igual a todos, sem distinção.
Em relação ao canal de navegação da entrada de Canavieiras, o prefeito Almir Melo solicitou ao governador da Bahia, Rui Costa, um estudo para a execução da dragagem, para que embarcações maiores possam aportar na cidade. Almir Melo informou ao governador, que uma empresa vai implantar uma marina de grande porte em Canavieiras, porém a entrada da barra poderá ser um fator de limitação.

E é justamente para verificar as atuais condições de navegação que o Chefe de Gabinete do Vice-governador, Carlos Costa, virá observar as atuais condições. “Nossa intenção é que seja feito um estudo para medir qual o calado atual e, se necessário, executar a dragagem para permitir a navegação de embarcações maiores”, diz o prefeito.

Por Walmir Rosário-
(04-03-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...