sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Superlotação suspende atendimento a gestantes do Hospital Manoel Novaes

O Hospital Manoel Novaes informa que está vivenciando uma nova superlotação da UTI Neonatal, que, com apenas 7 leitos contratados para usuários do SUS, encontra-se hoje com 24 recém-nascidos internados naquela unidade de terapia intensiva.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna esclarece que, como o Hospital Manoel Novaes é referenciado pelo Gestor do SUS para prestar assistência a gestantes de Média e Alta Complexidade, a regulação de novas pacientes está suspensa temporariamente por limitação da capacidade técnica de oferta do serviço.

“Para atender a clientela que estamos contratados, que são gestantes com quadro de gestação de alto risco, precisamos dispor de vaga na UTI Neonatal de retaguarda, do contrário, esses bebês, quase sempre prematuros ou com patologias congênitas, correm o risco de nascer e não dispor de leitos com a assistência necessária para garantir sua sobrevivência”, declarou a médica diretora técnica do HMN e coordenadora da UTI Neonatal, Drª Fabiane Chávez (CRM - 11432).
A médica lembra ainda que após a ampliação da UTI Neonatal - único serviço da região que atende a demanda de recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados intensivos -, o Hospital Manoel Novaes passou a contar com 21 leitos de Tratamento Intensivo, no entanto, frisou que apenas 7 são contratados pelo SUS. “Mesmo assim, estamos com todos os 21 leitos da UTI Neonatal ocupados, além de superlotação também dos outros 12 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), esta que também registrar somente 7 leitos credenciados ao SUS”, acrescentou Drª Fabiane. 
 Mais esclarecimentos
A direção do Hospital Manoel Novaes aproveita para esclarecer que, segundo contratualização com o Gestor do SUS, o atendimento na Maternidade do Hospital Manoel Novaes somente deve ser realizado via Central de Regulação de Leitos. “Apesar desta normativa, convivemos diariamente com municípios que despejam pacientes não-reguladas, expondo a gestante, o bebê, profissionais e médicos, sem o mínimo critério de responsabilidade com a vida”, destacou a médica.
O atendimento na Pediatria está acontecendo normalmente. O serviço é regulado para assistência de Urgência, Emergência e Clínico, apesar de não dispõe de uma UTI Pediátrica e não oferecer cirurgia eletiva (agendada)

Por - Manuela Berbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

‘Cadeia é coisa do teu pai’, dispara Moro a Zeca Dirceu

O comentário foi feito após o petista dizer que Moro, Deltan Dallagnol e a juíza federal afastada Gabriela Hardt agiram para desviar R$2,5 b...