quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pré-Festival de Moquecas vai agitar Canavieiras neste final de semana

A Associação de Pescadores, Marisqueiras e Moradores da Atalaia (Apema), com o apoio da Prefeitura de Canavieiras e do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol), promove no próximo domingo (15), na sede da associação, localizada na Ilha de Atalaia, o Pré-Festival de Moquecas. O evento, de cunho beneficente, tem a participação de 300 convidados, em sua maioria de turistas, atraindo a atenção de organizações afins e das organizações de comunicação do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Informa o vice-presidente da Apema, Anderson Costa, que o festival tem como objetivo demonstrar a importância cultural, gastronômica, ecológica e ambiental para a soberania alimentar e econômica das populações que vivem da atividade pesqueira. “Para o Festival são preparados 36 tipos de moquecas pelas marisqueiras da Atalaia, utilizando frutos do mar como peixes, mariscos, camarões, ostras, sururus e caranguejos. Todos os alimentos são extraídos dos manguezais, rios e do mar de Canavieiras e manipulados pelas cozinheiras e marisqueiras durante o dia do festival.”, explica Anderson.

Segundo Anderson, o evento conta, ainda com a participação de duas paulistas, Vera Luciana e Disney Zambeli, que vêm todos os anos para auxiliar na organização do festival. “Chegaram aqui há mais de 25 anos, a passeio, e gostaram tanto que compraram uma casa e sempre estão ajudando nossa comunidade”, conta, agradecido.

Uma das finalidades do evento é alertar os participantes e moradores dessas regiões a importância ecológica e ambiental que os manguezais, os rios e o mar têm para a cadeia produtiva desses biomas. De modo geral, as comunidades dessas áreas têm como fonte de renda a agricultura familiar de subsistência e a criação de pequenos animais, além da pesca.
Em outubro do ano passado, a Apema recebeu a doação de seis embarcações de fibra de vidro. A ação faz parte do Projeto Renovar da Bahia Pesca, Governo do Estado, que visa substituir os barcos de madeira atuais por embarcações mais leves, velozes, seguras e confortáveis.

A doação teve a intermediação da Prefeitura de Canavieiras junto ao Governo da Bahia, que autorizou a Bahia Pesca a realizar o convênio com a Associação. Segundo o prefeito Almir Melo, o objetivo é, com os barcos novos, aumentar a produção, produzindo mais comida e renda para centenas de famílias.

Informa o presidente Associação de Pescadores, Marisqueiros e Moradores da Atalaia, Almir Santos Glória, que os barcos substituirão os barcos de madeira, pesados e antigos. Segundo ele, todas as seis embarcações são para uso dos associados, através do agendamento de datas de saída e chegada, no sentido de atender, de forma igual a todos, sem distinção.

Da assessoria, por Walmir Rosário- (11-02-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...