terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DIA DE IEMANJÁ - ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Dia de Iemanjá!
Antonio Nunes de Souza*
Com suas ancas empinadas, bem torneadas desde a cintura até a ponta dos pés, negras e matizadas como as caudas das tilápias, corpos lindos e perfeitos em função da miscigenação de espermatozoides de todas as etnias do mundo que, é pouco denomina-las como afro descendentes. Trata-se, como sempre digo e não será ao contrário, a nova etnia que dominará esse maravilhoso e conturbado mundo!

Essa é a minha visão da festa de dois de fevereiro, dia da Orixá Iemanjá, Rainha das Águas, que representa uma das Nossas Senhoras da religiosidade católica. Com o corpo de sereia, que nas manifestações percebe-se a incorporação pelas mulheres mães e filhas de Santos, dançando, cantando e louvando sua mais adorada divindade. A maioria dessas mulheres vestidas com suas roupas brancas, rendadas, turbantes, colares, anáguas bastante gomadas, se apresentando nos festejos com o nome de “baianas”, já efetivados em todos os lugares do mundo, mas, trata-se um traje típico africano, que a Bahia se apropriou e deu essa nomenclatura, já que é a maior acolhedora da etnia negra no país. Um grande privilégio, pois, no futuro, será reconhecida como o berço latino da nova civilização mundial!
Ao lado das sambantes, muitas sexagenárias e até centenárias, alguns pais de Santos, Babalorixas e outras patentes do universo religioso oriundo do continente africano, não se pode deixar de admirar as saltitantes e belíssimas negrinhas com suas minúsculas roupas, sambando com maestria, com suas nádegas parecendo liquidificadores cheios de seduções e pecados. O suor escorrendo pelas faces, seus umbigos de fora são como alguém nos olhando e chamando para a perdição. É muito difícil se segurar quando se vai a maravilhosa festa no Rio Vermelho em homenagem a vaidosa Orixá Rainha das Águas.
Todos levando seus presentes, geralmente, pentes, espelhos, perfumes, sabonetes, etc, pois, segundo a crença, a Sereia se cuida com um carinho todo especial, aliás, como todas as mulheres que se presam!
Uma festa linda, cheia de cantos e encantos que nos deixa felizes, alegres e dispostos para enfrentar os restantes dos dias do ano, comemorando o prazer dessa vida linda e louca que vivemos!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagaral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...