segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cultura pretende ampliar projetos para Canavieiras


                                      
Ao entregar o relatório das atividades relativo ao ano de 2014 e os projetos para 2015 ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o secretário Municipal da Cultura, Jorge Carvalho, ressaltou que novos projetos foram elaborados. Novas atividades estão planejadas para ser desenvolvidas em todas as expressões culturais ainda este ano.
De acordo com o secretário Jorge Carvalho, a Secretaria da Cultura desenvolveu diversas atividades durante todo o ano, parte delas em parceria com as demais secretárias, entidades, grupos e artistas locais. “Esse é um trabalho que vem dando resultados positivos, pois estamos mostrando à população e aos turistas todos nossos valores artísticos”, revelou o secretário.

Três grandes instituições administradas pela Secretária da Cultura têm recebido atenção especial: são o Arquivo Público Evandro Alcântara Maia, a Biblioteca Pública Afrânio Peixoto e o Museu Basílio Carneiro. Explica Jorge Carvalho, que ao tomar posse, a atual administração encontrou os três equipamentos totalmente sucateados e grande parte dos pertences tinham sido subtraída dos acervos.
Inicialmente, fizemos um levantamento dos problemas existentes e, após esse diagnóstico, fomos em busca de recursos financeiros, matérias e intelectuais para recuperar o acervo. “O prefeito Almir Melo firmou convênio com a Fundação Pedro Calmon, do Governo do Estado, com o objetivo de capacitar os servidores para o trabalho de higienização e restauração dos livros e periódicos”, informa Jorge Carvalho.
A Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto tem um acervo de 12 mil exemplares e um dos primeiros projetos foi a atração de novos leitores, conforme explica o seu diretor, o professor e historiador Durval Filho. Outras atividades que atualmente estão sendo executadas são a catalogação de títulos e a criação de uma Hemeroteca, com a finalidade manter coleções de matérias históricas divulgadas em jornais, revistas e periódicos.
Explica o diretor da Biblioteca, que a Hemeroteca tem a finalidade de organizar a memória do Município de Canavieiras, através dos recortes de jornais, revistas e demais publicações noticiosas ou de cunho científico, bem como documentos históricos. Quase todo o material existente estava em estado de decomposição e poderia ter sido perdido.
O Arquivo Público também passou por uma ampla reorganização e hoje reúne toda a documentação da administração municipal (Executivo e Legislativo, em ambientes distintos). Segundo o secretário da Cultura, os documentos arquivados espelham a realidade da administração pública e contam a história de Canavieiras através dos tempos com atos e números.
Outra instituição que está recebendo uma ampla reforma é o Museu Basílio Carneiro, encontrado totalmente sucateado e parte do acervo desaparecido. Todo o mobiliário do Museu que ainda se encontrava no local está sendo restaurado. Diversos contatos foram mantido entre o Município e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), no sentido de firmar parceira para a sua recuperação. “Para restaurar o museu precisamos de técnicos especializados e de recursos suficientes, pois a obra é de grande vulto”, ressalta o prefeito.
Durante todo o ano, a Secretaria da Cultura empreendeu diversos projetos culturais, a exemplo do Carnaval, Porto Verão Cultural, a Levada do Mastro de São Sebastião, Cortejos Poéticos e saraus com os artistas canavieirenses. Em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Secretaria realizou palestras e cursos com a finalidade de capacitar todo o pessoal ligado à promoção cultural.

Por - Waalmir Rosário - (23-02-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...