quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval eleva número de atendimentos nas Emergências Oftalmológicas

       
  A folia de Carnaval, com seus 5, 7 ou até 15 dias de festa e os diversos fatores de risco à lesão ocular ao qual ficam expostos foliões e trabalhadores durante a festa de Momo conforma uma tendência de elevação dos casos de atendimento a Emergências Oftalmológicas. Hospitais de Olhos como o DayHORC de Salvador mantém serviços de Urgência e Emergência abertos 24 horas para atender pacientes durante todos os dias de feriado prolongado.
         Entre os principais problemas que levam as pessoas a procurar uma Emergência Oftalmológica estão as irritações alérgicas, principalmente pela aplicação incorreta de maquiagens, gliters e purpurinas; as irritações originadas pela exposição da região ocular a produtos como espumas, sprays de tinta e gases. “Todos estes casos geram sintomas típicos como ardência, prurido, vermelhidão, e até mesmo alguns sintomas atípicos, como dor de cabeça e fotofobia. É necessário observar e, na persistência dos sintomas, deve-se procurar um oftalmologista imediatamente, prevenindo o risco de uma infecção ou problemas ainda maiores”, declarou o cirurgião oftalmologista e diretor presidente do DayHORC, Dr. Ruy Cunha (CRM – 5.775).
         Ainda sobre as ocorrências típicas do Carnaval estão as conjuntivites, inflamações na conjuntiva que podem ter origem bacteriana ou viral. “Tem como característica o fácil contágio, com ocorrências comuns de epidemia durante e pós-Carnaval, principalmente devido à grande aglomeração de pessoas, como intenso contato, além do compartilhamento de objetos como toalhas e maquiagens”, declarou o médico.
 Fora da folia
         Para quem está fora do circuito da folia, o feriadão é momento comumente usado para passeios na praia e piscinas, havendo também a necessidade de redobrar a atenção com a visão. “O uso de óculos de sol, bonés, viseiras é necessário, pois cria uma barreira de proteção para os olhos, além de evitar a exposição a agentes externos como areia, poeira, excesso de cloro e sal das águas de piscina e mar”, relatou Dr. Ruy.
          Ainda para quem optar por levar as crianças para parques e passeios ao ar livre, ou elevar o rítmo da prática de esportes, é necessário cuidar para evitar lesões. Nestes casos é comum a ocorrência de Emergência Oftalmológicas para atender a complicações de casos sobre pancadas nos olhos originadas com bolas de frescoboll, tênis e até futebol; lesão no globo ocular por galhos de árvore ou até pontas de brinquedos. “Para todos os casos a prevenção é o melhor caminho para garantir dias de folia ou de descanso longe de problemas de saúde ocular”, finalizou Dr. Ruy.
Em Salvador, a Emergência Oftalmológica do DayHORC funciona na Unidade do Centro Médico Hospital da Bahia (Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, 9º andar Bl.A). Para mais informações (71) 3503-2020.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...