segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aleluia cobra apuração do MPF à denúncia de empreiteiro baiano que envolve Wagner e Rui Costa

Diante das revelações do empreiteiro baiano Ricardo Pessoa, publicadas na edição de Veja desta semana, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) cobra do Ministério Público Federal a apuração das denúncias que envolvem o governador da Bahia, Rui Costa, o ministro Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula no escândalo do petrolão.

Em entrevista ao site da revista (veja.com.br), Aleluia diz: “O Ministério Público sabe que tem que denunciar todas essas pessoas. E isso inclui o governador da Bahia, Rui Costa, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma”.

Ainda na matéria, Aleluia afirma: “Não dá pra ficar com o sentimento de que quem vai para a cadeia são os achacados e nunca os achacadores. O ex-presidente Lula estabeleceu no governo dele um esquema de que só trabalhava [na Petrobras] quem pagava. Para ser empreiteiro no Brasil tinha que pagar propina para Lula”.

Para o deputado baiano, o Ministério Público deveria pedir a prisão preventiva de autoridades que, segundo ele, estão interferindo nas investigações sobre a Operação Lava Jato. “Quem com porcos se mistura farelo come. E Lula criou um chiqueiro na Petrobras. Por isso, não tem cabimento estarem soltos o ex-diretor Renato Duque, o tesoureiro João Vaccari Neto e o próprio Lula. Eles estão atrapalhando a investigação”.

A oposição já se movimenta em Brasília para convocar o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, a prestar depoimento na CPI da Petrobras. A ideia é que ele esclareça como a empreiteira teria utilizado dinheiro de propina em contratos com a Petrobras para abastecer o caixa do PT, irrigar campanhas políticas na Bahia e ainda pagar despesas pessoais do ex-ministro mensaleiro José Dirceu.

A reportagem de VEJA desta semana informa que Ricardo Pessoa, preso na Operação Lava Jato, fez chegar um resumo à revista do que ele pode revelar às autoridades caso feche um acordo de delação premiada.

Entre as informações do empreiteiro, está a confirmação de que o PT recebeu 40 milhões de reais por meio de doações eleitorais, que as campanhas dos petistas Jaques Wagner, em 2006 e 2010, e Rui Costa, em 2014, ao governo da Bahia foram financiadas com recursos do escândalo do petrolão, além de que colocou 10 milhões de reais na campanha à reeleição de Dilma Rousseff e que mais de dois milhões de reais em dinheiro sujo foram repassados ao ex-ministro José Dirceu para que ele pagasse despesas pessoais.

Leia também:

Aleluia diz que Rui Costa só faz "blá-blá-blá" e não tem ação contra violência

Aleluia volta a criticar a inoperância do governo do Estado
Aleluia volta a criticar a inoperância do governo do Estado
“Está na hora de o governador parar de ficar expelindo frases feitas e tomar medidas eficazes para combater a criminalidade na Bahia”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas. Para o líder oposicionista, a "mão forte do Estado" de Rui Costa não foi sentida no carnaval, onde a ausência de barreiras de segurança nos circuitos resultou no aumento de 600% na violência com armas de fogo.

“Duas pessoas foram assassinadas e 21 foram baleadas durante a festa. Isso poderia ter sido evitado com o uso das barreiras de segurança”, destaca Aleluia. Na opinião do parlamentar, o governador Rui Costa precisa parar com o blá blá e dar condições para a polícia trabalhar com ações preventivas, o que indiscutivelmente daria resultados mais eficazes.

“O carnaval de Salvador é a maior festa popular do mundo e a folia deste ano foi ainda melhor com as inovações adotadas pela prefeitura. Pena que o governo estadual não tenha sido tão eficiente naquilo que é de sua responsabilidade: a segurança pública”, observa Aleluia.

O presidente estadual do Democratas lembra que recentemente defendeu a ação policial na manutenção da ordem, quando as linhas auxiliares do PT tentaram desmoralizá-la. “Agora não poderia ficar omisso, quando o governador, no primeiro grande desafio de sua gestão, o carnaval, deixa a segurança desamparada, sem a estrutura necessária para garantir a paz”.

Aleluia denuncia ainda que diariamente continuam acontecendo explosões de caixas eletrônicos e agências bancárias em todo o estado, apavorando a população. “Nos últimos dias, ocorreram ações criminosas deste tipo em Pojuca, Itatim e Salvador. Está na hora de o governador mostrar a mão forte do Estado contra esta bandidagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...